26 de Abril de2024


Área Restrita

Mato Grosso Sexta-feira, 29 de Julho de 2022, 18:49 - A | A

Sexta-feira, 29 de Julho de 2022, 18h:49 - A | A

Mato Grosso

Em parceria com Judiciário, I Olimpíadas do Sistema Socioeducativo inicia neste sábado

O Poder Judiciário de Mato Grosso será um dos parceiros da ‘I Olimpíadas do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso’, que será realizada neste...

Tribunal de Justiça de MT - MT

O Poder Judiciário de Mato Grosso será um dos parceiros da ‘I Olimpíadas do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso’, que será realizada neste sábado e domingo (30 e 31 de julho) no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantis, no bairro Verdão, em Cuiabá.
 
O evento conta com a participação de jovens do sistema socioeducativo de todo Estado e tem o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude de Mato Grosso (CIJ/MT) e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT). Ambos pertencentes ao Judiciário Estadual, a CIJ e o GMF doaram juntos 300 camisetas para a realização da disputa esportiva.
 
A abertura dos jogos será às 8h deste sábado, quando os mais de 80 jovens (meninos e meninas) dos sete Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) de Mato Grosso darão o pontapé inicial das competições nas modalidades: Futsal, Voleibol, Arremessos, Tênis de Mesa, Atletismo e Natação.
 
O torneio atende o cumprimento dos direitos ao lazer, à cultura, à convivência e ao esporte para os adolescentes do sistema socioeducativo, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Nº 367/2021.
 
De acordo com o juiz coordenador do GMF Socioeducativo, e coordenador da CIJ, Túlio Dualib, o esporte é e sempre será uma ferramenta aliada para o processo de reintegração à sociedade, por resgatar valores esquecidos e mostrar novas possibilidades. E somente com a comunhão de esforços, através de colaboração e cooperação entre as instituições, pode proporcionar atividades como esta.
 
“Enxergamos a necessidade de buscar maior interação entre os adolescentes que se encontram em mesma situação. A iniciativa visa, além de ensinar a importância da união, da disciplina e do cumprimento das regras, proporcionar a convivência entre os socioeducandos e de todas as pessoas envolvidas na realização desta Olímpiadas, em especial os agentes socioeducativos”, afirma o juiz coordenador.
 
Para que fosse possível a realização das Olimpíadas, todos os juízes das Comarcas que possuem Centros de Atendimento Socioeducativo no Estado (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde) precisaram autorizar o deslocamento dos jovens até a Capital, em um grande desafio, pela logística e por envolver uma ampla rede de atendimento para contemplar as práticas esportivas com segurança.
 
As Olimpíadas são realizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, através da Superintendência de Administração Socioeducativa, e atende a tratativa e recomendação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens:  Imagem: foto colorida com dois servidores da CIJ, um homem e uma mulher, segurando o verso da camiseta branca, com as marcas da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Superintendência de Administração Socioeducativa, Poder Judiciário de Mato Grosso, Coordenadoria da Infância e da Juventude de Mato Grosso e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso.
 
 
Marco Cappelletti / Fotos CIJ
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]