25 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 14:40 - A | A

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 14h:40 - A | A

FACILIDADE

Donos de veículos em MT podem acessar a ''Carteira Digital''

Ele pode ser acessado mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital.

24HORAS NEWS

Proprietários de automóveis registrados no estado do Mato Grosso já podem obter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O Detran do estado aderiu ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), idealizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que reúne em um dispositivo móvel os dois documentos de porte obrigatório para o condutor: o CRLV e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Atualmente, 14 estados já aderiram ao CRLV eletrônico: Amapá, Amazonas, Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal. Ao todo, são aproximadamente 318 mil veículos com cadastro ativo no aplicativo. A tendência é que esse número aumente na medida em que os Detrans dos estados se vinculem à ferramenta digital. “Proprietários de aproximadamente 60 milhões de veículos terão a opção do documento eletrônico quando todos os estados estiverem integrados. Temos um grande potencial a explorar”, explica o diretor do Denatran, Jerry Dias. 

 

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Ele pode ser acessado mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento. A emissão é feita inteiramente online e não é necessário comparecer a unidades do Detran para obter o documento digital. 

 

CARTEIRA DIGITAL DE TRÂNSITO – Em vigor desde julho de 2017, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que funciona como uma carteira virtual do condutor, emite tanto o CRLV quanto a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, diferentemente do documento do carro, que ainda está contando com a adesão dos estados, a CNH já está disponível para todo o país. Atualmente, já são 2,57 milhões de carteiras de habilitação eletrônicas. 

 

Para a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017. Isso porque o usuário, além de ter que preencher o cadastro, deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel. Por outro lado, para o documento CRLV Digital é necessário apenas informar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam) e o número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV). 

 

O aplicativo oficial, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), é o Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ele é disponibilizado gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS (iPhones), localizados nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, respectivamente. 

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]