26 de Abril de2024


Área Restrita

Internacional Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018, 15:48 - A | A

Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018, 15h:48 - A | A

Internacional

Lula sabia do petrolão desde 2007 e não tomou medidas, diz Palocci em delação

Alan Sampaio/iG Brasília - 05.11.15 Ex-presidente Lula se mostrou "bastante irritado" ao saber de esquema na Petrobras, indica delação de Antônio...

Ex-presidente Lula se mostrou
Alan Sampaio/iG Brasília - 05.11.15
Ex-presidente Lula se mostrou "bastante irritado" ao saber de esquema na Petrobras, indica delação de Antônio Palocci

O ex-ministro Antônio Palocci relatou, em depoimento prestado em abril deste ano à Polícia Federal, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia, desde 2007, do esquema de corrupção que acontecia dentro da Petrobras. A informação consta do trecho da delação de Antônio Palocci tornado público nesta segunda-feira (1ª) por decisão do juiz Sérgio Moro.

De acordo com o ex-ministro, Lula o convocou para reunião no Palácio da Alvorada em fevereiro de 2007 e se mostrou "bastante irritado" ao dizer que teve conhecimento de que os então diretores da Petrobras Renato Duque e Paulo Roberto Costa estavam "envolvidos em diversos crimes no âmbito das suas diretorias" – conforme transcrito na delação de Antônio Palocci .

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Palocci relatou ao delegado Filipe Hille Pace que Lula o questionou sobre a veracidade daquela informação, o que foi confirmado pelo então deputado federal.  Palocci, então, teria dito que o próprio Lula era responsável pela nomeação dos diretores da Petrobras e o lembrou que tanto Duque quanto Costa "estavam agindo de acordo com parâmetros que já tinham sido definidos pelo próprio Partido dos Trabalhadores e pelo Partido Progressista".

O ex-ministro da Fazenda disse em seu depoimento acreditar que Lula agiu daquela forma porque ele queria "saber qual a dimensão dos crimes" e também avaliar se Palocci "aceitaria sua versão de que não sabia das práticas ilícitas cometidas". Segundo o então deputado, essa prática era comumente empregada por Lula, que teria a "clara intenção" de "testar os interlocutores sobre seu grau de conhecimento e o impacto de sua negativa".

Em nota, a defesa de Lula criticou a quebra de sigilo decretada pelo juiz Moro e disse que Palocci "mentiu" para "obter generosos benefícios". Leia a nota na íntegra abaixo:

A conduta adotada hoje pelo juiz Sérgio Moro na Ação Penal nº 5063130-17.2016.4.04.7000 apenas reforça o caráter político dos processos e da condenação injusta imposta ao ex-presidente Lula.

Moro juntou ao processo, por iniciativa própria (“de ofício”), depoimento prestado pelo Sr. Antônio Palocci na condição de delator com o nítido objetivo de tentar causar efeitos políticos para Lula e seus aliados, até porque o próprio juiz reconhece que não poderá levar tal depoimento em consideração no julgamento da ação penal. Soma-se a isso o fato de que a delação foi recusada pelo Ministério Público. Além disso, a hipótese acusatória foi destruída pelas provas constituídas nos autos, inclusive por laudos periciais.

Palocci, por seu turno, mentiu mais uma vez, sem apresentar nenhuma prova, sobre Lula para obter generosos benefícios que vão da redução substancial de sua pena – 2/3 com a possibilidade de “perdão judicial” – e da manutenção de parte substancial dos valores encontrados em suas contas bancárias.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]