propaganda

ENEM 2021 /

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021, 06h:30

A | A | A

O ENEM 2021 e as mudanças que estão por vir

Coordenador de Ensino do Curso Aprovação Pva faz análise da maior prova do Brasil


Imagem de Capa
Leonardo Baird

O que poucos sabem é que o ENEM é a maior prova aplicada, em território nacional, e uma das maiores do mundo perdendo apenas, em números absolutos, para a China. Por isso a logística empregada na avaliação é enorme, assim como as equipes e os custos envolvidos e, se assim olharmos desse ponto de vista, a realização da prova, sem muitas ocorrências, já é um ponto positivo.

A prova foi criada em 1998, no governo de Fernando Henrique, para ser um momento de Avaliação do Ensino Médio Brasileiro. Desde 2011, o governo vem tentando, após a Criação do SISU (Sistema de Seleção Unificada), colocar todas as vagas públicas em um único sítio, para que os alunos pudessem concorrer em pé de igualdade em todo o país. Já no ano passado o MEC inovou com a criação do ENEM Digital, onde os alunos passariam a fazer a prova em computadores, diminuindo assim os custos da aplicação da prova. Como esse modelo ainda é um protótipo, não sabemos muitos bem se teremos prosseguimento nesse sentido, no futuro.

Outro ponto de mudança foi, recentemente, a intenção do governo federal criar um “segundo ENEM”, sendo esse seriado, ao longo dos 3 anos do Ensino Médio. Com isso os alunos poderiam ser avaliados de maneira parcial, em cada momento, do ciclo final da educação básica.

Os custos envolvidos, bem como o formato da prova, ainda estão em discussão, mas é dado como certo, pelos educadores, a manutenção do sistema TRI (teoria de resposta ao item), bem como a possibilidade de o aluno escolher as áreas em que será avaliado.

O certo é que a prova, que apresenta quase que o mesmo formato desde 2009, deve ser reformulada, e os alunos devem se atentar para as mudanças, pois essas impactarão suas carreiras profissionais e, consequentemente, suas vidas.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você apoia o pagamento de 13º salário para vereadores, prefeito, vice e secretários?
Sim
Não, eles já recebem demais.
Não tenho opinião formada sobre o assunto