propaganda

SISU VEM AI /

Terça-feira, 23 de Março de 2021, 06h:30

A | A | A

MEC divulga resultado ENEM 2020 nas próximas semanas

Ministério da Educação confirma data para divulgação de notas


Imagem de Capa
Leonardo Baird

Tudo normal dentro no “novo normal”. Enquanto muitos apostavam em um cenário apocalíptico ou de catatonia, diversos estudantes buscavam, a exatamente 1 ano, meios para se manterem ativos nos processos de estudo frente ao Exame Nacional do Ensino Médio. Não foi fácil, mas era necessário.

Fato é que o ENEM 2020 foi mantido e realizado em 2021, dentro dos novos padrões de segurança, e agora o MEC divulga o cronograma com as datas para o lançamento dos resultados tanto para os alunos regulares (que já terminaram o terceiro ano) que ocorrerá em 29 de março, como para os alunos treineiros (que fizeram o primeiro ou segundo ano do ensino médio em 2020) que será em 28 de maio – data essa que também será liberado o espelho da redação com sua vista pedagógica.

O que precisamos nos atentar é que a divulgação do resultado ENEM é apenas parte do caminho a ser perseguido, rumo a uma Universidade Federal. Pois é com as notas geradas pelo sistema (são 5 no total) que o candidato deverá acessar uma outra plataforma, esta agora denominada SISU: Sistema de Seleção Unificada.

Nela, o estudante de posse aos seus resultados, deverá optar por duas opções de curso superior, em qualquer Universidade, em qualquer lugar do Brasil. E acredite, muitos estudantes ainda desconhecem esse programa disponibilizado pelo governo Federal desde 2011.

As vagas disponíveis no SISU já podem ser consultadas e o processo seletivo ocorrerá entre 6 a 9 de abril com mais de 200 mil vagas. Lembrando ainda que estas vagas são divididas entre ampla concorrência (para quem estudou em escola particular) ou em cotas (para quem estudou todo o ensino médio em escola pública). Falaremos sobre cotas na próxima coluna, e vamos entender como elas funcionam e para que elas surgiram. Então não perca.

Até lá!

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você apoia o pagamento de 13º salário para vereadores, prefeito, vice e secretários?
Sim
Não, eles já recebem demais.
Não tenho opinião formada sobre o assunto