25 de Abril de2024


Área Restrita

DESTAQUES Terça-feira, 09 de Agosto de 2022, 06:30 - A | A

Terça-feira, 09 de Agosto de 2022, 06h:30 - A | A

VARÍOLA DOS MACACOS

Profissionais de saúde de Primavera já foram orientados de como proceder em casos suspeitos

JAQUELINE HATAMOTO

A Secretaria Estadual de Saúde - SES –MT, investiga possíveis casos de varíola dos macacos nas cidades de Sorriso, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Mato Grosso tem seis casos suspeitos de doença e apenas dois confirmados, ambos da capital. Eles têm 27 e 34 anos e estiveram fora do estado. Os dois apresentam sintomas leves.

O fato de ter três casos suspeitos em Rondonópolis, coloca a cidade de Primavera do Leste em alerta, devido à proximidade entre as duas cidades. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Primavera, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente já receberam treinamentos para caso seja necessário atender possíveis casos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“Recentemente, a VIGEP (Vigilância Epidemiológica estadual) emitiu um alerta aos serviços de saúde públicos e privados, encaminhando os materiais técnicos referentes à notificação de casos suspeitos, coleta de material para diagnóstico, manejo clínico e protocolo de isolamento dos pacientes e contatos”, explicou Mônia Maia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Primavera do Leste.

Todos os casos suspeitos e também os confirmados seguem em isolamento, que pode chegar até 21 dias. Os exames coletados são encaminhados para o Laboratório Central, que fica na capital do estado, e o resultado sai em até 10 dias.

Até o dia 07 de agosto haviam 2.131 casos da doença confirmados no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, há pessoas contaminadas em 21 unidades federativas, outros 1.896 casos são investigados. Uma morte foi confirmada em Minas Gerais.

 

*Dados atualizados até dia 08 de agosto.

Emergência em saúde

Em julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

O diretor da OMS destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional. Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 nações, com seis mortes.

Até o último dia 28, autoridades de saúde de 10 países da América Latina confirmaram casos da doença, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). São eles: Argentina (20), Chile (45), Colômbia (12), Costa Rica (3), Equador (3), México (59), Panamá (1), Peru (251), Venezuela (1).

“Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros durante a coletiva de imprensa.

 

O que significa o estado de emergência?

A classificação é o alerta mais alto que a OMS pode emitir sobre uma doença, seja ela uma pandemia ou um surto. Atualmente, só há outras duas emergências de saúde deste tipo: a pandemia do coronavírus e a poliomielite.

Tedros disse que a declaração ajudaria a acelerar o desenvolvimento de vacinas e a implementação de medidas para limitar a propagação do vírus. Isso porque as agências sanitárias pelo mundo baseiam suas decisões nas avaliações da OMS.

Para Carlos Álvarez Moreno, médico infectologista, há três fatores para a OMS declarar o estado de emergência global. O principal deles é que existe o risco de a varíola dos macacos afetar mais países.

“Ou seja, há a ameaça de o vírus continuar avançando e afetar um número significativo da população. A segunda razão é que, precisamente, são necessárias medidas sanitárias conjuntas entre os diferentes países da OMS para conter o surto. O terceiro ponto é a possibilidade do aumento do impacto da doença”, explica Moreno, que também é coordenador de estudos sobre Covid-19 para a Colômbia na OMS.

Sobre o impacto da enfermidade, o médico infectologista cita que a varíola tem uma “mortalidade significativa na África Central, que é de 10%”. No entanto, Moreno lembra que, até então, a variante do vírus ocidental tem se mostrado menos letal. “Felizmente, até agora, foram registradas apenas cinco mortes entre 15 mil pessoas infectadas, ou seja, menos de 0,03%”.

Apesar da baixa letalidade, o infectologista se preocupa com os níveis de transmissão da doença. “Estamos vendo que, mesmo em países europeus, o número de casos aumentou. Acredito que na América Latina, com as atuais condições da população, há uma maior possibilidade de transmissão”.

 

Brasil negocia compra de vacinas contra a varíola dos macacos

Em nota, o Ministério da Saúde publicou que está em tratativas com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a OMS para aquisição de doses para a população. O ministério está trabalhando com um quantitativo de aproximadamente 50 mil doses iniciais, a depender da capacidade de produção da empresa e da capacidade de aquisição. A Opas está em tratativas com o fabricante para que, o mais breve possível, essas vacinas estejam disponíveis.

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral, ou seja, o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais. Os sintomas são semelhantes aos da varíola chamada smallpox, erradicada em 1980. Mesmo os sintomas sendo parecidos, eles são considerados clinicamente menos graves.

A transmissão da doença ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e contato com objetos, roupas e superfícies que tenham sido utilizadas pelo infectado.

A taxa de letalidade da varíola dos macacos variou historicamente de 0 a 11% na população em geral e tem sido maior entre crianças pequenas. Nos últimos tempos, a taxa de letalidade tem sido de cerca de 3% a 6%.

 

Os sintomas da varíola símia são:

• Bolhas na pele;

• Dor de cabeça;

• Febre acima de 38,5°C;

• Linfonodos inchados;

• Dores musculares;

• Dor no corpo;

• Dor nas costas;

• Fraqueza profunda.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]