Cuiabá /

Domingo, 16 de Setembro de 2018, 10h:25

A | A | A

Prefeito lamenta o falecimento de histórico líder quilombola de Mato Grosso

Reprodução Clique para ampliar O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamenta a morte de Antônio Benedito da Conceição,...


Imagem de Capa

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamenta a morte de Antônio Benedito da Conceição, conhecido popularmente como Antônio Mulato. Líder da comunidade quilombola Mata Cavalo, situada no município de Nossa Senhora do Livramento, Antônio Mulato é considerado um dos grandes símbolos da cultura negra no estado de Mato Grosso. 

Com 113 anos completados no mês de junho, “seo” Mulato era o quilombola mais velho do Brasil. Antônio sofria de mal de Parkinson e Alzheimer e, por conta da saúde extremamente debilitada  -  decorrente da idade avançada  - estava internado há dez dias no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, onde veio a falecer na tarde de sábado (15). 

Referência na luta pela igualdade racial, Mulato foi o responsável pela instalação da primeira escola pública do Brasil em uma comunidade quilombola. Também foi vítima de inúmeras ameaças de morte, por se recusar a deixar as terras recebidas da “sinhazinha”. 

Além de 13 flhos, Mulato deixa 38 netos, 44 bisnetos, 29 tatarenetos e quatro trinetos. O velório deve ser realizado no antigo Casarão, na comunidade de Mata Cavalo.

“Neste momento de dor, deixo minhas condolências à família e amigos dessa que é uma das figuras mais históricas de Mato Grosso. Antônio Mulato é um exemplo de luta e perseverança na busca por uma sociedade mais justa. Tenho total convicção de que, por toda sua integridade como pessoa e por aquilo que representa dentro da nossa história, todos os mato-grossenses receberam essa notícia com extremo pesar, mas desejando que a paz que excede todo o entendimento esteja sobre a família”, declara Emanuel. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

19.07.2019 - 14h59
19.07.2019 - 14h57
19.07.2019 - 14h54
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.