Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 4,08 |

14 de Novembro de2025


Área Restrita

DESTAQUES Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025, 08h:00 - A | A

COP30

Encerra 1ª semana sem consensos e com críticas da ONU à organização

Negociações avançam pouco, impasses entre países ricos e pobres se aprofundam e falhas na operação do evento geram cobrança inédita da ONU

Administração

 
Pedro Teixeira, da CNN Brasil, Belém
Foto-UEMASUL
 

A primeira semana da COP30, em Belém, termina com impasses importantes ainda sem solução. Os principais temas avançaram pouco, alimentando o temor de que a conferência tenha dificuldade para entregar resultados concretos.

 

Nos corredores da conferência, diplomatas relatam que o clima das negociações endureceu ao longo da semana. Delegações de países em desenvolvimento afirmam que nações ricas não vêm cumprindo as promessas de financiamento e alertam que a crise climática não pode ser enfrentada às custas dos países mais vulneráveis.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

✅ Clique aqui para entrar no grupo de whatsapp 

O Brasil, como país-sede, tenta ocupar o papel de mediador, buscando aproximar os dois blocos e destravar a agenda. A presidência da COP promete intensificar conversas bilaterais neste sábado, quando uma nova plenária foi convocada para atualizar o estado das discussões.

Organização

Na quinta-feira (13), a ONU (Organização das Nações Unidas) enviou uma carta ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), criticando a organização do evento pelo Brasil e cobrando ajustes imediatos.

Segundo apurou a CNN, trata-se de uma movimentação incomum: embora a ONU seja responsável pela gestão da “Blue Zone”, área oficial de negociação, ela raramente formaliza insatisfações dessa forma durante conferências climáticas.

O episódio que motivou a reação foi a invasão de manifestantes na noite de terça-feira (11) à Blue Zone, rompendo o controle de acesso e interrompendo parte da programação. A ONU apontou falhas de segurança e pediu reforço urgente.

Além disso, delegações têm relatado problemas desde o primeiro dia, como falhas na refrigeração dos pavilhões, falta de água em banheiros e dificuldades operacionais consideradas atípicas para um evento dessa escala.

Após o envio da carta, a Casa Civil divulgou a seguinte nota:

“A Casa Civil não esteve envolvida na tomada de decisão das forças de segurança pública referente aos protestos de 11 de novembro. A segurança interna da Blue Zone está a cargo da UNDSS, que define como serão protegidas todas as áreas em seu interior. Destacamos que todas as solicitações da ONU têm sido atendidas e, ontem (12), os Governos Federal e Estadual, juntamente com o Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS, na sigla em inglês), realizaram a reavaliação dos meios e quantitativos policiais para preservação dos perímetros de segurança Laranja e Vermelha da COP30, que também foram ampliados.”

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]