Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,44 | EURO R$ 6,39

09 de Julho de2025


Área Restrita

Cotidiano Segunda-feira, 09 de Junho de 2025, 14:39 - A | A

Segunda-feira, 09 de Junho de 2025, 14h:39 - A | A

“QUEBRA-CABEÇA”

Mato Grosso lança selo de inclusão para empresas que contratam pessoas autistas

Normativa prevê a concessão de horário especial de trabalho para empregadores que sejam pais, cônjuges ou responsáveis legais por pessoas com TEA

Conteúdo Hipernotícias

O estado de Mato Grosso implementou uma nova legislação que visa incentivar a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. A Lei nº 12.885/2025, já promulgada pelo Governo do Estado, institui o "Selo Quebra-Cabeça", uma certificação concedida a empresas e organizações que adotarem práticas efetivas de inclusão social de indivíduos com TEA.

Para receber o "Selo Quebra-Cabeça", as empresas e organizações deverão cumprir uma série de requisitos estabelecidos pela nova lei. Entre os critérios, destacam-se a reserva de vagas no quadro de pessoal, a implementação de políticas para ampliar a participação de pessoas com TEA em cargos de alta administração, e a adoção de práticas educativas que promovam os direitos das pessoas autistas e de seus familiares.

A normativa também prevê a concessão de horário especial de trabalho para empregadores que sejam pais, cônjuges ou responsáveis legais por pessoas com TEA, possibilitando a redução de jornada sem prejuízo de remuneração ou necessidade de compensação.

O "Selo Quebra-Cabeça" adotará o símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e terá validade mínima de dois anos, com possibilidade de renovação por igual período. A certificação será concedida aos estabelecimentos que comprovem o atendimento aos requisitos em prol da pessoa autista ou de seus familiares diretos. Iniciativa legislativa A proposta que resultou na criação do selo é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

Esta iniciativa se insere em um conjunto de ações legislativas que já resultaram na criação de mais de 10 leis voltadas à promoção dos direitos das pessoas autistas e de seus familiares no estado.

O parlamentar destacou a importância da legislação para o avanço da pauta do autismo, afirmando que "é fundamental promover políticas públicas de inclusão aos autistas e seus familiares, promovendo um ambiente mais justo e inclusivo no mercado de trabalho. Esta lei reconhece e dá visibilidade às empresas que atuam com responsabilidade social e promovem a inclusão".

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]