Quarta-feira, 18 de Junho de 2025
icon-weather
DÓLAR R$ 5,50 | EURO R$ 6,32

18 de Junho de2025


Área Restrita

Política Nacional Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 10:45 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 10h:45 - A | A

Política Nacional

Projeto inclui Carlos Chagas no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Agência Senado

A CAS aprovou nesta quarta-feira (30), o projeto de lei, o PL 3.967/2024, que inclui Carlos Chagas no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem foi proposta pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Em 8 de novembro de 2024, completam-se 90 anos desde a morte do sanitarista brasileiro.

O senador ressalta que a proposta tem o objetivo de reconhecer o mérito e as contribuições do médico e cientista Carlos Chagas para a saúde pública brasileira — ele foi o responsável pela descoberta da tripanossomíase americana, também conhecida como Doença de Chagas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“O exemplo de vida desse cientista brasileiro, de incomensurável renome internacional, serve como um farol de inspiração, por demonstrar que a coragem, aliada à inovação e à perseverança, alicerça o caminho para conquistas inauditas”, afirma Pontes na justificativa de sua proposta.  

O projeto está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde deve receber decisão terminativa (ou seja, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados).

Trajetória 

Carlos Ribeiro Justiniano Chagas nasceu em 9 de julho de 1878, em Oliveira, município de Minas Gerais. Ele se destacou como médico e pesquisador, especialmente na área da saúde pública.

Graduado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1903, sob a orientação de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas começou sua carreira no Instituto Soroterápico Federal. Pontes lembra que, em 1905, Chagas recebeu a missão de combater um surto de malária em Itatinga (SP), e então "desenvolveu técnicas inovadoras de controle do mosquito Anopheles, vetor da doença, que resultaram numa significativa redução dos índices da enfermidade".

O senador salienta que a maior contribuição de Carlos Chagas aconteceu na primeira década do século 20, quando, durante suas pesquisas em Lassance, Minas Gerais, identificou o protozoário Trypanosoma cruzi e descreveu detalhadamente o ciclo da Doença de Chagas e seu vetor, o barbeiro.

Pontes lembra que esse feito lhe trouxe reconhecimento nacional e internacional: ele foi aceito na Academia Nacional de Medicina e foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel.

Livro 

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — cujas páginas são feitas de aço — está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. O livro traz nomes de personagens históricos como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont, entre outros. 

Camily Oliveira, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]