28 de Abril de2024


Área Restrita

Mato Grosso Sábado, 23 de Março de 2024, 16:21 - A | A

Sábado, 23 de Março de 2024, 16h:21 - A | A

Mato Grosso

Seciteci leva comitiva com representantes de 12 municípios para a maior feira de cidades inteligentes do Brasil

Governo MT - MT

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) participou da Smart City Expo Curitiba, com uma comitiva de representantes do Governo e de 12 cidades mato-grossenses que já haviam sido premiadas como municípios inovadores através do Prêmio Cidades Inovadoras. O evento é o maior sobre cidades inteligentes do Brasil e aconteceu entre 20 e 22 de março.

Os municípios que participaram do evento foram: Nortelândia, Campinápolis, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop.
 

Com o tema “Reinventando cidades para todos”, a quinta edição do Smart City Expo Curitiba foi realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e reuniu representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil. O objetivo do evento foi buscar soluções para reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O Seciteci também teve participação na programação, por meio da uma palestra ministrada pelo secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez. Durante a palestra, o secretário destacou diversos aspectos relacionados à inovação e desenvolvimento tecnológico em Mato Grosso como o próprio Prêmio Cidades Inovadoras, o Programa “FIC_DEV”, o  Prêmio Inova, o Projeto HackaMT e o Parque Tecnológico de Mato Grosso.
 

Allan enfatizou o potencial de Mato Grosso no estímulo à pesquisa científica e à criação de produtos inovadores.

"Estamos revelando ao Brasil o vasto potencial que Mato Grosso possui no campo da ciência e tecnologia, através de iniciativas e projetos que ampliam nossa capacidade científica e tecnológica, especialmente em áreas cruciais para o progresso sustentável do Estado", ressaltou o secretário.
 

Durante o evento, o estande do Governo de Mato Grosso recebeu inúmeras visitas de empresários, investidores, gestores públicos e estudantes de várias regiões do país.

Raúl López, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), coordenador do Comitê de Inovação e Tecnologia e membro do conselho de administração da instituição. Grande conhecedor do mercado brasileiro, onde vive a trabalho há mais de uma década, ele foi um dos empresários que passou pelo estande do Governo. 
“Estamos em uma missão comercial de empresas espanholas e portuguesas buscando conhecer estados parceiros que são ricos em desenvolvimento e possuem interesse em um tópico tão essencial como sustentabilidade. E um deles obviamente é Mato Grosso”, explicou Raúl.
Quem também marcou presença na feira foi o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, que falou sobre a ideia inovadora do município mato-grossense.
 

“Primavera levou a tecnologia para a educação. Com aulas de drone, as salas ‘maker’ e impressoras 3D para envolver a moçada no contraturno escolar e despertar o interesse do ensino fundamental principalmente nas profissões do futuro”, disse o prefeito.

A nova edição foi promovida pela iCities e além dos mais de 65 expositores, foi inaugurado o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira da maior premiação global dedicada às cidades inteligentes. No total, foram 15 finalistas divididos nas categorias: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Igualdade Social; Mobilidade Urbana; Transformação Digital e Inovação.

Fonte: Governo MT - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]