26 de Abril de2024


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POLÍCIA Terça-feira, 19 de Julho de 2011, 10:41 - A | A

Terça-feira, 19 de Julho de 2011, 10h:41 - A | A

FERROVIA

Ferrovia Norte-Sul é opção para escoar grãos de Mato Grosso

A Aprosoja e os integrantes do Estradeiro BR-158 participam nesta segunda (18.07) de uma palestra em Canarana com a Vale, subconcessionária da Ferrovia Norte-Sul (FNS). A empresa vai mostrar mais detalhes sobre as obras do sistema logístico para escoamento de grãos produzidos em Mato Grosso, em especial na região Nordeste do estado.


“Os investimentos em logística na região, como instalação de terminais e o aumento da frota de locomotivas e vagões já estão sendo pensados para atender a demanda atual e futura dos produtores da região”, afirma Ivan Moreira, Gerente Comercial de Agronegócios da Vale.

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A opção logística de escoamento via ferrovia contaria com a integração de vários modais. A soja e o milho plantados no Mato Grosso percorreriam cerca de 800 quilômetros em caminhões até terminais como os de Colinas ou Porto Nacional (TO).

De lá, os grãos passam pelos trilhos da Norte-Sul e Carajás, até desembarcar no litoral maranhense e seguir, via marítima, para os mercados da Europa e Ásia.

Segundo o coordenador do Movimento Pró Logística, Edeon Vaz, em setembro está prevista a chegada dos trilhos da ferrovia a Anápolis (GO).

Ainda esta semana, os integrantes do Estradeiro irão conhecer as obras do terminal da Vale na cidade de Colinas do Tocantins (TO).

ESTRADEIRO

Com o intuito de conhecer de perto a situação logística de Mato Grosso, a Aprosoja e o Movimento Pró Logística realizam esta semana, entre os dias 18 a 23 de julho, a segunda edição do Estradeiro pela BR 158. A expedição irá percorrer as principais obras – federais e estaduais, que servirão de apoio para o escoamento da produção agrícola da região Nordeste de MT.

De acordo com o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, o Estradeiro tem como objetivo vistoriar as obras que estão em andamento em Mato Grosso. “Vamos conhecer aquilo que está em construção. Mato Grosso sofre com a logística. Hoje, possuímos a maior produção de soja do país e essa produção tende a aumentar, mas para isso é preciso investir principalmente em logística, para que nosso cenário futuro de crescimento não se perca pelo caminho, com a ausência de logística de escoamento da produção”.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 – Saída de Cuiabá; visita às obras da MT 020 Paranatinga/Canarana.

Dia 19 – Saída de Canarana seguindo até Confresa.

Dia 20 – Saída de Confresa seguindo até Marabá/PA.

Dia 21 – Saída de Marabá para Colinas do Tocantins para visita às instalações da Vale. Saída de Colinas para Palmas.

Dia 22 – Saída de Palmas seguindo até Barra do Garças.

Dia 23 – Retorno à Cuiabá

 

 

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