26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 25 de Março de 2020, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 25 de Março de 2020, 07h:00 - A | A

COVID-19

Números de suspeita do Covid-19 aumentam em Mato Grosso

Até agora 269 pessoas estão sob monitoramento no estado

Paulo Pietro

Até terça-feira (24), são apenas sete casos diagnosticados oficialmente com o coronavírus (covid-19) em Mato Grosso, mas é crescente o número de casos suspeitos em todo o estado inclusive no interior. Vale lembrar que a situação muda muito rápido, os números podem aumentar e diminuir de uma hora para outra, conforme as suspeitas, confirmações e descarte de casos no estado.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Mas o fato é que os casos confirmados estão concentrados a maioria na capital Cuiabá, segundo a nota informativa 17 - 2020/COE/SES/MT - 23/03/2020, são cinco casos em Cuiabá, um em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde, porém existem dois casos que já foram confirmados na rede particular de Rondonópolis, que estão sendo encaminhados para o sistema do Centro de Operação em Emergência em Saúde Pública do Covid-19, se os exames que confirmaram a presença do vírus estiverem de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, eles devem ser incluídos em breve.

Os registros de casos suspeitos de coronavírus tem aumentado em cidades do interior de Mato Grosso, segundo os últimos dados obtidos, pelo menos 39 cidades já possuem um ou mais pacientes com sintomas da doença, conforme nota informativa divulgada pela secretaria estadual de Saúde (SES), na tarde do último dia 23. De acordo com a Pasta, 210 casos são monitorados no Estado.

Rondonópolis (17), Sinop (14), Tangará da Serra (13), Várzea Grande (12), Primavera do Leste (5), Campo Novo do Parecis (6), Lucas do Rio Verde (6), têm o maior número de pacientes sob suspeita. Na capital ainda são monitoradas 21 pessoas com sintomas da Covid-19.

Campo Verde já teve a suspeita de seis casos, mas quatro foram descartados e dois ainda permanecem sob suspeita, em isolamento domiciliar.

Vale ressaltar que como os dados são obtidos pelas secretarias de saúde dos municípios, pode haver discordância entre os números mais atualizados.

O que sabe é que mais de 50 cidades de Mato Grosso já decretaram estado de emergência e adotaram alguma medida protetiva, como o isolamento de pessoas com casos suspeitos, fechamento do transporte intermunicipal e fechamento do comércio que não estão no decreto de serviços essenciais, emitido pelo Governo Federal.

Por outro lado, outros 37 casos da doença foram descartados no estado de Mato Grosso, mas mesmo as pessoas que testaram positivo ao Covid-19, tem ótimas possibilidades de passarem pela enfermidade sem maiores danos, segundo a OMS, 80% dos casos passa pelos infectados como uma gripe comum, em muitos nem mesmo os sintomas de uma gripe convencional são sentidos.

Nos locais onde o vírus atingiu mais pessoas, já temos casos de alta de pacientes, principalmente na China, onde milhares de pessoas já passaram pelo pior, na Itália, país que registrou até agora mais mortes devido ao coronavírus, o chamado “Paciente 0” teve alta do hospital na última segunda-feira (23), assim como na Alemanha, o primeiro infectado registrado já recebeu alta.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]