25 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 09:57 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 09h:57 - A | A

CIDADE

Governador Mauro Mendes realiza visita à Campo Verde e fala sobre diversos assuntos

O governador iniciou sua peregrinação pela obra da MT-344, onde realizam visita técnica no trecho de 17,54 km, no município de Campo Verde, cuja as obras de pavimentação foram concluídas.

Paulo Pietro
Campo Verde

O governador Mauro Mendes esteve visitando obras na região de Campo Verde na última sexta-feira (19) pela manhã e também realizou uma passagem pela cidade, para realizar a cerimônia de entrega simbólica de títulos de propriedades há alguns moradores do Jardim Cuiabá, ele também atendeu a imprensa local.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O governador iniciou sua peregrinação pela obra da MT-344, onde realizam visita técnica no trecho de 17,54 km, no município de Campo Verde, cuja as obras de pavimentação foram concluídas. O asfaltamento do trajeto é fruto do Termo de Colaboração nº 1369/2016 firmado entre a Sinfra e a Associação Agrologística. O serviço tem investimentos de 10,9 milhões provenientes do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) segundo o governo, que disse que pretende dar andamento ao resto da obra o quanto antes.

 

Segundo a entidade, a pavimentação da rodovia fomenta a economia na região porque facilita e agiliza o escoamento de grãos e outros produtos da cadeia do agronegócio. O asfaltamento de estradas como a MT-344 e a MT-140, na qual a Sinfra também toca obra de pavimentação, beneficiam mais de dez municípios da região do médio-norte do Estado. 

 

Estiveram presentes na cidade vários presidente e membros das associações, que realizaram parcerias publico-privadas para construção e pavimentação da MT-140, e de estradas adjacentes da região, como foi o caso do produtor rural Almir Ferreira Pinto, ele disse que “vê esses inicios de obras como um sonho de muito tempo, que agora temos fé que seja realizado, temos várias famílias na região que estão há mais 30 anos esperando essa estrada. Temos áreas que são altamente produtivas, esperando somente a logística. Tenho certeza que isso será muito benéfico para todos, inclusive para Campo Verde, que vai se beneficiar de todo esse potencial logístico, que estará centralizada neste polo, podendo atrair mais investimentos.”

 

Ele também comentou sobre as dificuldades que passam os moradores devido a falta da estrada,  “socialmente será uma enorme evolução, todos desde os mais pobres aos mais abastados vão se beneficiar, o hospital mais próximo da gente está em Campo Verde há quatro horas de viajem, com o asfalto chegaria em uma hora e meia, então isso pode salvar vidas. Sem contar os alunos da nossa região que tem andar 70 km para chegar na escola mais próxima, sujos de barro, cansados, com certeza essa estrada mudaria a realidade deles. É um sonho que estamos rezando para que se realize, mas dessa vez a esperança está renovada,” finalizou Almir, que é presidente da associação da Rodovia Transversal, que corta a MT-140.

 

Já o produtor César Augusto Xavier, que faz parte da MT-140, em Planalto da Serra comentou que “toda melhoria em transporte e logística é benéfica para a produção rural, é uma série de fatores que vai mudar com certeza se conseguirmos terminar essa obra, não tenho nenhuma dúvida de que será de grande valia, não somente para nossa classe, mas para todo cidadão.”

 

Quem mais se sentiu feliz com o andamento da obra foi à prefeita de Nova Brasilândia Marilza Augusta de Oliveira, ela lembrou que “ vai melhorar o município como um todo, é a cidade que mais ganha com esse asfalto, por que vamos ligar nossa cidade até o médio norte, melhorando nossa logística, atraindo investidores do agronegócio, além da nossa qualidade de vida, com mais saúde, educação enfim. Inclusive muitos novos investimentos estão surgindo como a Bom Futuro que já uma realidade, o Sicredi também está chegando junto com esse asfalto e temos conversas para novos investimentos, que em breve deverão ser concretizados.”   

 

O governador do estado Mauro Mendes, comentou sobre o assunto, segundo ele “com essas obras vamos colocar a cidade de Campo Verde no centro desse desenvolvimento, já que por essas estradas vamos escoar essa imensa produção agrícola que vem de várias região, como do grande planalto, da região de Paranatinga e de vários outros polos, serão quase 400 km de estadas que vão ligar uma ponta do estado a outra, desenvolvendo todo essa cadeia do agronegócio e desenvolvendo esses municípios. Para isso essas PPP’s (Parcerias Publico Privadas) junto as associações e empresas do ramo, são fundamentais, já que o estado sozinho não tem capacidade de realizar essas obras, por esse motivo temos que agradecer muito esses produtores pela parceria. Quando essas obras forem concluídas a manutenção também deve ficar sob a concessão desses parceiros, que com pedágios justos vão continuar melhorando e mantendo a qualidade desse asfalto.”

 

Governador fala sobre dificuldades enfrentadas neste inicio

         

Quanto à greve em andamento dos professores e também sobre os protestos em torno Fethab, o governador também respondeu perguntas dos jornalistas.

 

Ele iniciou sua fala, dizendo que “não há remédio doce para problema ruim. Lamneto muito a situação dos nossos professores, que eu respeito muito, mas o estado não tem consições de ficar aumentando gasto de pessoal, até mesmo por que a Lei de responsabilidade Fiscal não permite mais gastos, estamos no limite, temos que cumpri-la e os professores terão que entender isso. Além disso o estado está com muitas dificuldades e os professores de Mato Grosso ganham o terceiro maior salário do Brasil, o salário médio de um professor do estado é de R$ 5.800,00 por 30h de trabalhos semanais, não é um salário ruim, podemos futuramente melhorar, mas hoje não existe condições, nem mesmo legalidade para dar esse aumento, eu não descumprir a Lei,” frisou.

 

Quanto aos protestos dos agricultores, principalmente quanto à questão do Fethab, ele disse que “eu sofro muito e lamento, mas não tem como baixar os impostos como todos querem, e aumentar os gastos, como muitos almejam, assim o estado quebra. Nós não produzimos riquezas quem produz riquezas são as pessoas, os cidadãos, então temos cobrar os impostos para fazer o melhor trabalho possível para sociedade. O que eu estou fazendo é tentar tornar o estado mais eficiente, reduzindo o custo interno, gastar melhor essas verbas, mas eu não posso autorizar aumentos de despesas e nem diminuição de receitas,” finalizou.  

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]