25 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 13 de Junho de 2022, 08:43 - A | A

Segunda-feira, 13 de Junho de 2022, 08h:43 - A | A

MUDANÇA DE FERIADO

Decreto que muda data de feriado gera discussão em Campo Verde

Nas ruas da cidade a decisão divide opiniões de comerciantes e da população

Da Redação

Assinado no mês passado, o decreto 72/22, que altera o decreto 01/22, dividiu opiniões entre comerciantes e moradores de Campo Verde. O motivo é que a nova legislação alterou o feriado de aniversário da cidade, mudando a data do dia 04 de julho para 07, mudando, neste ano, o calendário oficial.

A situação é que o feriado do dia 04 de julho, cairia em uma segunda-feira, portanto, um feriado prolongado. Na mesma semana terá início a 21° Expoverde, que acontece de 06 a 09 de julho. A pedido da organização do evento, a administração municipal cedeu a ideia de mudar o feriado para o dia 07 (quinta-feira) para privilegiar o evento, mas não pensaram nas consequências que isso poderia trazer ao comércio local, que não gostou nada da mudança e reagiu com protestos nas redes sociais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os comerciantes dizem que, além do feriado ser no meio da semana e matar a sexta-feira, a medida vai afetar justamente o melhor momento para realizar as vendas, principalmente para o setor de vestuários, acessórios, calçados, alimentação, entre outros.

As críticas foram tantas que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Verde, Henrique Soares, também usou as redes sociais para falar com os empresários e moradores da cidade. Na publicação feita em vídeo, o secretário ressalta o momento de retomada dos setores de eventos, e justifica o motivo pelo qual o “feriado”, foi alterado. “Nós estamos há dois anos sem festividades no município, e todos os momentos que fizemos as festividades foi recorde de público, então as pessoas estão com esse anseio em participar de eventos. Outra coisa, no dia 04 nem todas as agropecuárias e fazendas ainda não terão pago o salário de seus funcionários. Dia 07 seria o quinto dia útil, então muitas empresas vão pagar no dia 06. Então esta é uma oportunidade de negócio para seu empreendimento. Dia 07 sendo feriado, dia 06 as pessoas receberão, vão estar com o recurso disponível e você vai fazer seu diferencial”, frisou no vídeo.

O secretário ainda destaca que o fato de ser feriado não proíbe que os empresários abram seus comércios e cita a Lei de Liberdade Econômica, e destaca que os empresários não terão prejuízo. “A lei lhe garante como empresário decidir se você quer ou não abrir seu estabelecimento. Abrindo o seu estabelecimento faça aí a sua negociação com sua força de trabalho, se vai pagar a horas extras ou se vai ser um dia de trabalho por folga. Veja isso com seu contador ou advogado, mas a Lei de Liberdade Econômica, lhe garante essa prerrogativa, decidir se abre ou não, para você empresário não haverá prejuízo, mas sim benefício, pois consegue fazer de fato de como aproveitar de fato melhor essa data”.

Essa última parte, além de irritar os empresários, deixou frustrado também os trabalhadores que iriam ter o feriado prolongado de sábado a segunda-feira, e que agora vão trabalhar normalmente tanto na segunda quanto na quinta-feira. “Para mim é péssimo, além de perdermos o nosso descanso, podemos perder a chance de ganhar mais com as comissões já que é o momento de vendermos para a data festiva”, disse a vendedora Luciana Macedes.

Já a vendedora Ana Julia, de uma loja de vestuários, apontou como um desastre a decisão que, segundo ela, não beneficia ninguém.

O empresário Moacir Bianchet, apontou que a decisão tomada pela administração municipal, em seu ponto de vista não faz sentido. “Essa decisão não faz nenhum sentido, já que além de prejudicar a semana que fica morta, ainda onera o empresário com horas extras”.

Entre o público comum a medida também divide as opiniões, alguns trabalhadores, que terão folga na quinta-feira (07), acharam boa a medida para que possam aproveitar o primeiro dia da Expoverde. Outros não aceitaram tão bem, mas disseram que não faria diferença já que não vão ao evento, mas os que trocaram a folga por mais um dia de trabalho, mesmo que remunerado, não gostaram nada da mudança.

 

TAMBÉM NÃO HAVERÁ PONTO FACULTATIVO

Apesar de muitos moradores de Campo Verde, principalmente os que trabalham no comércio pensarem que a sexta-feira, 08 de julho, será considerado ponto facultativo em estabelecimentos públicos. A prefeitura da cidade, destaca que o dia se mantém como dia útil, sendo assim, o expediente será retomado normalmente em todos os setores públicos.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]