25 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 18 de Novembro de 2020, 15:49 - A | A

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2020, 15h:49 - A | A

CONQUISTA

ASAS agora é oficialmente uma instituição filantrópica

O título era um sonho antigo da Associação Amigos da Solidariedade que atingiu uma conquista muito sonhada na última semana

Da Redação

O Hospital Coração de Jesus, que é administrado pela ASAS - Associação Amigos da Solidariedade atingiu uma conquista muito sonhada na última semana, agora a ASAS foi reconhecida como instituição filantrópica, um desejo antigo que era perseguido pela sua diretoria, desde sua fundação.  

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A boa notícia chegou na última sexta-feira (13), para ser reconhecida como filantrópica pelos órgãos públicos, a entidade precisa comprovar ter desenvolvido, no mínimo pelo período de três anos, atividades em prol aos mais desprovidos, sem distribuir lucros e sem remunerar seus dirigentes. Os títulos que teve que conquistar para ser reconhecida como filantrópica pelo Estado foi: Declaração de Utilidade Pública (federal, estadual ou municipal) e o de Entidade Beneficente de Assistência Social, adquirido no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

A informação foi publicada pelo Diário Oficial da União na última sexta-feira, porém foi oficializada no último dia 03/11. A Notícia é comemorada, pois as instituições filantrópicas recebem benefícios e isenções do governo e geram alto retorno para a sociedade.

A Presidente da ASAS, Maria Frazão Zunta, juntamente com a diretoria e os conselheiros, comemoraram a notícia e revelaram que essa é a maior conquista da instituição até agora, mesmo com todo sucesso obtido ao longo de dois anos com a Campanha Amigos do Coração, que conseguiu verbas e equipamentos para reestruturar o HMCJ.

Nos atendimentos de saúde, os números da filantropia são expressivos no Brasil. De acordo com Brunno Carrijo, responsável pela área que concede o Cebas, no Ministério da Saúde, 40% dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertados por estabelecimentos filantrópicos. São 1.731 municípios brasileiros com filantrópicos, e 55,9% desses municípios têm apenas esse tipo de hospital. As instituições se concentram nas regiões Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, chegam a representar 70% da rede, número bem mais elevado que a média nacional.

Carrijo destacou ainda que 58,95% de todas as internações de Alta Complexidade no SUS são realizadas por hospitais filantrópicos: 69,35% de rádio e quimioterapias e 58,14% de transplantes de órgãos e tecidos, como córneas, o que evidencia a importância das entidades.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]