26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021, 06h:30 - A | A

SAÚDE

Aproximadamente três mil pessoas ainda não se imunizaram contra Covid-19 em Campo Verde

IBGE atualizou a estimativa populacional que passou de 42.871 para 44.033

Da Redação

Dados apresentados recentemente, colocaram o serviço de saúde de Campo verde em alerta. A mudança na estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que atualizou a estimativa de habitantes para 44.033, trouxeram à tona uma realidade diferente, o número de pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra Covid, é maior do que o estimado pela Secretaria Municipal de Saúde. Antes a estimativa utilizada era de 42.871 habitantes.

A cidade tinha índices superiores a 100% quanto a imunização de pelo menos a primeira dose e quase 80% de vacinação de segunda dose e viu a porcentagem cair depois que o IBGE atualizou os dados. Segundo as informações apuradas pelo Jornal O Diário, os dados atualizados mostram que a cidade tem 94% da população vacinada, ou seja, faltam pouco mais de três mil pessoas para iniciar o esquema vacinal.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Apesar de na prática já encontrarem muitas pessoas não vacinadas na cidade, muitos jovens inclusive, que por vontade própria decidiram por um motivo ou outro não terem procurado tomar a vacina, até então, boa parte desse público está repensando a possibilidade de tomar a vacina, já que os resultados são comprovados, como disse a enfermeira e gerente das vigilâncias em saúde Cristiane Simões. “Estamos acompanhando não somente aqui em Campo Verde, mas no resto do mundo os efeitos positivos da vacina, há muito tempo não temos mortes na cidade, os casos mais graves praticamente zeraram, então isso faz com que muitas pessoas, que no início tinham algum receio, repensem seu posicionamento, é isso que nós queremos”.

Já a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Alcântara enfatizou que muitos estão procurando a vacinação devido também a pressão exercida pela sociedade, bem como pelo mercado de trabalho. “Hoje em dia tem locais que a pessoa entra somente se tiver tomado as duas doses, tem empresas inclusive, como de um rapaz de 28 anos, que veio aqui nesta semana, que disse que seria contratado somente se tivesse tomado a segunda dose. E isso é importante realmente, nós sabemos que esses bolsões de pessoas não vacinadas são perigosos, colocam em risco todos que estão ao redor”.

Mesmo com essa atualização, Campo Verde ainda é um dos melhores municípios entre 30 e 60 mil habitantes quando o assunto é imunização, tanto que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, foi premiada pelo Governo de Mato Grosso pelo bom desempenho na vacinação contra a Influenza e Covid-19.

O prêmio foi em dinheiro e deve ser destinado a ações da Saúde. Concorreram ao incentivo os municípios que alcançaram mais de 80% de cobertura vacinal contra Influenza e mais de 90% de cobertura vacinal contra Covid-19.

Campo Verde foi o segundo município que melhor vacinou na categoria de cidades entre 30 mil e 60 mil habitantes, recebendo um prêmio de R$ 150 mil.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]