26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Quarta-feira, 06 de Maio de 2015, 00:00 - A | A

Quarta-feira, 06 de Maio de 2015, 00h:00 - A | A

ATROPELAMENTO

Onça parda resgatada na rodovia de Chapada morre após cirurgia

O animal já estava debilitado e não se alimentava bem há alguns dias

REDAÇÃO

O animal já estava debilitado e não se alimentava bem há alguns dias. Em decorrência dos ferimentos, passou por nova cirurgia, mas não resistiu

A onça parda atropelada no último dia 11 de abril, na Rodovia Emanuel Pinheiro, não resistiu a mais uma intervenção cirúrgica e veio a óbito na manhã desta quarta-feira (06.05). O animal já estava muito debilitado em decorrência dos ferimentos e ontem teve que passar por mais uma cirurgia para recolocar o osso fraturado que sofreu uma lesão exposta. O felino morreu na Sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em Várzea Grande. O corpo será colocado à disposição de estudos para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Na manhã desta terça-feira (05.05), a onça parda que estava em recuperação no BPA, seguia para rotina de curativos com a equipe médica da UFMT. A professora Sandra Helena Correa, especialista em Clínica de Animais Silvestres, era quem coordenava os procedimentos com outros três médicos veterinários residentes. O animal já estava muito debilitado em decorrência das lesões, já havia emagrecido 7 kg e estava muito agressivo por conta da limitação quanto a locomoção e ao ambiente. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

Ao perceber que a cicatrização não seguia saudável, o osso fraturado havia sido exposto novamente e que a onça mesmo sedada reagia aos movimentos de higienização das feridas, a equipe decidiu remover o animal para o Hospital Veterinário da Universidade (Hovet/MT) para avaliar a melhor maneira de tratar os ferimentos. Durante a tarde, o animal passou por mais um procedimento cirúrgico para reposicionar a fratura exposta e feita a troca de curativos. 

Mas na manhã desta quarta-feira (06.04), gerente de Fauna da Sema, José Ronoaldo Ferreira, chegou a sede do BPA e quando foi alimentar o animal constatou o óbito. Ele relata que nos últimos dias ela já vinha apresentando sinais de fraqueza. “Nesta última semana ela já recusava a comida e ficava só deitada”. A equipe de veterinários responsáveis pelo tratamento do animal já foi informada do óbito, o animal ainda esta no BPA aguardando a remoção para a UFMT onde será feito o estudo sobre a causa morte. 

Atropelamentos 

O coordenador de Faunas e Recursos Pesqueiros da Sema, Marcos Ferramosca, alerta que a estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães é considerada uma 'estrada parque' e que merece atenção dos condutores devido ao alto fluxo de animais em travessia na pista. "Mesmo com a sinalização, os motoristas ainda trafegam em alta velocidade e acabam atropelando e até matando muitos desses bichos". Atualmente a Sema cuida de 54 animais que estão na Sede do Batalhão de Polícia Ambiental, recolhidos a partir de denúncia de criação em cativeiro, tráfico de animais, entrega voluntário e atropelamentos, são aves, répteis, felinos e primatas. 

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]