26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018, 10:38 - A | A

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018, 10h:38 - A | A

CRISE NO CÁRCERE

Empresas ameaçam suspender alimentação de presos e servidores

Fornecedores do sistema penitenciário têm créditos com até seis meses de atraso com o Governo.

REPÓRTER MT

Um total de 16 empresas que fornecem alimentação às unidades do sistema penitenciário de Mato Grosso ameaçam deixar de prestar o serviço pela falta de pagamentos por parte do Governo do Estado. Segundo um levantamento extraoficial, a dívida do Governo com os fornecedores chega aos R$ 25 milhões.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

São quatro refeições fornecidas pelas empresas aos cerca de 11.400 presos e também aos agentes do sistema prisional que podem ser suspensas. O Governo teria dívidas

com até seis meses de atraso com os fornecedores.

 

O presidente da Comissão de Direito Carcerário da seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Waldir Caldas, se reuniu com os representantes das empresas na terça-feira (11). O grupo prepara uma planilha com o total das dívidas que deve ser entregue à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) ainda nesta quarta-feira (12).

 

“É uma tragédia. Nós acreditamos piamente que as autoridades constituídas do atual governo e da gestão seguinte, porque vai impactá-lo. Precisam tratar isso com a responsabilidade exigida pela questão. Estamos confiantes no bom senso das autoridades para solucionar a situação”, disse Caldas ao Repórter MT.

 

A planilha deverá informar as empresas, as unidades atendidas e os valores respectivos de dívida do Governo. As empresas alegam que estão elas próprias em dívida com fornecedores como açougues e mercados e “não há mais gordura para queimar”. A falta de pagamento estaria inviabilizando a operação, que poderia ser paralisada.

 

“É impensável que isso vá acontecer, seria o caos. Acho que o senso de responsabilidade haverá de prevalecer”, avaliou o advogado.

 

No final de novembro as empresas que fornecem o café da manhã suspenderam o serviço pela falta de pagamento.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]