26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016, 11:30 - A | A

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016, 11h:30 - A | A

PROJETO SOCIAL

Projeto arrecada alimentos em jogo de futebol com índios em Cuiabá

Índios são de aldeias das cidades de Primavera do Leste e Barra do Garças

G1

Um projeto social para arrecadar alimentos para indígenas xavantes foi realizado neste domingo (7) por moradores do Bairro Recanto do Sol, em Cuiabá. Os moradores e os índios participaram de uma partida de futebol beneficente no bairro. Além dos alimentos, os índios ganharam roupas e acompanhamento nutricional para as crianças indígenas.

É o segundo ano que o jogo é realizado. Os moradores receberam os índios xavantes que vieram das aldeias Sangradouro, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, e da aldeia São Pedro, de Barra do Garças, a 516 km da capital mato-grossense. Antes do jogo, os índios fizeram uma apresentação de um ritual para os moradores. Todo o custo da passagem e alimentação dos indígenas foi bancado pelos moradores.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“As comunidades indígenas, principalmente os xavantes, têm um potencial para o futebol, pra corrida e até pro vôlei, que a comunidade não índia, que somos nós, desconhecemos. A intenção é essa: mostrar, valorizar e que as pessoas comecem a se perceber que nas comunidades indígenas existem grandes esportistas”, declarou Suzana Hirook, coordenadora do Museu de Pré-História Casa Dom Aquino.

As crianças que vivem na aldeia também vieram assistir ao jogo de futebol. A Pastoral da Criança apoia o projeto e faz o acompanhamento nutricional das crianças. “A gente marca no calendário pra ver como está o peso [da criança]. Se o peso estiver baixo nós cadastramos a criança e mandamos para a pastoral. As mães que têm crianças doentes nós temos mistura e levamos para ajudar na alimentação deles. Colocamos no suco e na comida”, disse a voluntária da pastoral, Luciane Monteiro.

 

No jogo do ano passado os xavantes perderam por 7 a 0. Neste ano os índios levaram a melhor: venceram por 7 a 3. “O importante é a amizade com os amigos do Recanto do Sol. A alegria, não só para os xavantes, mas para todos os moradores”, comemorou Roque Xavante, coordenador da equipe indígena.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]