25 de Abril de2024


Área Restrita

Agro Notícias Sábado, 23 de Fevereiro de 2019, 00:27 - A | A

Sábado, 23 de Fevereiro de 2019, 00h:27 - A | A

Agricultura

Tereza Cristina se reúne com jovens do Mato Grosso do Sul ligados à agropecuária

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visitou nesta sexta-feira (22), em Campo Grande (MS), a feira tecnológica Dinâmica...

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visitou nesta sexta-feira (22), em Campo Grande (MS), a feira tecnológica Dinâmica Agropecuária - Soluções para o agro sustentável (Dinapec), onde se encontrou com um grupo de rapazes e moças que participam do 15º Encontro de Jovens da Agropecuária, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Jovem). A ministra respondeu a perguntas dos jovens e ouviu sugestões como a da estudante de medicina veterinária Sara Vilela, que disse achar que algumas disciplinas do curso poderiam ser ministradas à distância, pela internet, para facilitar a vida dos alunos que moram e trabalham no campo.

“Sempre me motiva muito quando vejo jovens interessados no agronegócio. Sua missão é muito importante, e sua responsabilidade é muito grande. Vocês são fundamentais para renovar e modernizar a atividade”, disse a ministra, em palestra aos jovens.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o percentual de jovens que vivem no campo se manteve relativamente estável de 2001 a 2015. Segundo o IBGE, o meio rural tinha, em 2015, cerca de 7,1 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o que correspondia a 14,7% da população total de jovens do país. Um novo movimento é percebido no mercado de agronegócio e tem atenuado o desafio de manter o jovem na área rural em determinadas regiões do país. Da cidade para o campo, eles buscam oportunidades com a introdução das novas tecnologias no processo de produção agropecuária.

A Dinapec, organizada pela Embrapa Gado de Corte e pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), é realizada anualmente em Campo Grande e recebe centenas de produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes, que participam de roteiros, oficinas tecnológicas e painéis de debates.

Tereza Cristina percorreu os estandes de produtores ligados à Famasul e de representantes da agricultura familiar. Da Embrapa Gado de Corte, a ministra recebeu de presente uma régua de manejo de pastagem, dispositivo móvel que permite manejar o gado no pasto, de maneira que os animais entrem e saiam na hora certa, e assim se evite a degradação da pastagem.

Leia também:

Jovens se qualificam para atuar em novos ramos da agropecuária

 

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]