Cuiabá /

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 19h:33

A | A | A

Ida a Brasília resulta em saldo positivo para Cultura e o Esporte da Capital

Clique para ampliar O Prefeito Emanuel Pinheiro acompanhado do secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo participaram...


Imagem de Capa

O Prefeito Emanuel Pinheiro acompanhado do secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo participaram nesta quarta-feira (11) de duas agendas em Brasília, sobre assuntos relacionados à Cultura e o Esporte. Na primeira, o chefe do executivo e o titular da pasta se reuniram com a Secretaria Executiva do Banco do Brasil, formada pelos executivos da instituição financeira, Fernando Conde Medeiros e Emmanoel Schimit Rondon. Já o segundo encontro foi com o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Homero Lima.

Nos dois encontros, o objetivo foi atender interesses que projetem a cidade, prezando pela qualidade de vida da população. Na pauta com os executivos do Banco do Brasil, o empenho era apresentar o projeto para captação de recursos para o “Festival Internacional de Folclore”, aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rounet, previsto para acontecer em maio de 2019, com a participação de 12 países.

“Ficamos muito satisfeitos com este estreitamento de laços com o Banco do Brasil. A instituição possui vários meios de fomento à cultura, como por exemplo, seu edital que comtempla a valorização da diversidade, da brasilidade, da cultura, dos valores nacionais e internacionais, de fatos históricos e das manifestações tradicionais e folclóricas, ou seja, tudo que temos em Cuiabá, comportando exatamente nossa proposta de realização do 'Festival Internacional do Folclore'. Com esse encontro, pretendemos colocar várias iniciativas do município - alusivas aos 300 anos, além de termos aberto uma porta para captação de recursos através de Lei Rounet”, ressaltou Pinheiro.  

“Foi importante apresentar nosso projeto para esses executivos, porque ele vai ao encontro das características exigidas de fomento por parte da instituição. Além do que, o festival tem um cunho cultural muito forte e vai representar um divisor de águas para a cultura de Cuiabá, como em todo Mato Grosso, aliado às comemorações dos 300 anos. A iniciativa ainda vai provocar um intercâmbio de culturas na nossa cidade. Enfim, esse apoio será um grande presente para gestão municipal, como para a nossa cidade. Além do Banco do Brasil, estamos buscando outros parceiros, para tornar real a sua realização”, relatou o secretário.

Vuolo destaca ainda que só foi possível receber está chancela para realização do evento em Cuiabá devido à conquista do grupo Flor Ribeirinha, no último festival realizado na Turquia, além do alva que está recebendo da Federação Brasileira de Artes Populares – FEBRARP, entidade responsável em promover a cultura popular brasileira, por meio de manifestações folclóricas adaptadas para os palcos do mundo.

Na segunda agenda, os gestores se reuniram com o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Homero Lima, para discutir assuntos relacionados a projetos esportivos na Capital. A princípio, o assunto pautado era a destinação do material oriundo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade – PELC, para ser aplicado em alguns projetos realizados pela Prefeitura de Cuiabá.

“Nesta ida ao encontro do secretário Homero Lima, conseguimos remanejar o material do Pelc para projetos de sucesso como o ‘Bom de Bola, Bom de Escola’ e vamos reestruturar as escolinhas de futebol’ dos bairros. E, com o apoio que conseguimos no Ministério dos Esportes, estaremos lançando em agosto o mais novo projeto da gestão, voltado para as práticas esportivas do projeto ‘Atividade’, que vai englobar ginástica, recreação e lazer, voltados principalmente para a melhor idade. Isto prova que saímos de Cuiabá para proporcionar um vida melhor a todos os cuiabanos, incluído os menos favorecidos, provando que estamos aqui para cuidar da nossa gente” enfatizou o prefeito.

“Além das outras demandas do esporte, apresentamos ao secretario Homero Lima que já temos toda equipe técnica para executar essa nova iniciativa destinada para a melhor idade e tivemos uma excelente receptividade, com a liberação de todo o material, para que possamos iniciar essa nova fase em agosto”, disse.

Segundo o secretário Vuolo, o saldo das duas agendas foi muito positivo. “São ações programadas de fortalecimento das nossas raízes e, iniciativas voltadas aos bairros de Cuiabá. Quando a gente pensa em Festival Internacional do Folclore, nos incluímos a retomada do Festival de Siriri e Cururu. E dentro do programa do Esporte, quando se leva essa atividade de lazer para a melhor idade, em oito polos, você também leva qualidade de vida para dentro das comunidades, a proximando a Prefeitura do cidadão", concluiu. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.