07 de Maio de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quinta-feira, 05 de Maio de 2016, 19:32 - A | A

Quinta-feira, 05 de Maio de 2016, 19h:32 - A | A

ARTE

De 12 a 15 de Maio: Exposição com obras da artista Dalva de Barros

O Município é um dos quatro de Mato Grosso escolhido para receber as obras

Ítalo Berto

O novo espaço reservado para receber exposições artísticas, na Secretaria Municipal de Cultura de Primavera do Leste, será inaugurado na próxima quinta-feira (12), com a exposição itinerante Dalva de Barros 80 anos, um dos nomes mais representativos das artes plásticas regionais.

A abertura ocorrerá às 19h, e ficará aberta ao público até o dia 30 de maio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 11h30 e 13h30 as 17h30, com exceção nas quartas e quintas-feiras, quando o horário se estenderá até 21h30.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

As escolas que tenham interesse de levar os alunos para conhecer as obras de Dalva de Barros precisam reservar horários e entrar em contato com a Secretaria de Cultura, por meio do telefone: (66) 3498-4777, ou procurar Yuri ligando: (66) 8413-1353.

O evento é uma organização do governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult).

As exposições com os quadros de Dalva de Barros começaram no ano passado, em Cuiabá, na inauguração da Galeria de Artes Lava Pés. As obras passarão por quatro cidades de grande representação cultural em Mato Grosso, e primavera do leste foi uma das escolhidas. 

A mostra sobre Dalva de Barros contará com a participação especial de alguns dos discípulos da artista plástica como Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena que apresentarão cerca de 40 obras. A exposição inclui ainda um vídeo-documentário produzido para a ocasião, além de fotos, catálogos, croquis, objetos pessoais e de arquivo da artista. A curadoria é de Gervane de Paula, que também foi discípulo de Dalva na década de 70. 

A EXPOSIÇÃO reunirá obras de períodos distintos da carreira de Dalva, desde estudos feitos no início a esboços e pinturas recentes. A intenção é manter a artista viva, ativa, forte no meio das artes plásticas. Além disso, busca-se estabelecer a importância desta artista como pintora e também como professora que influenciou tantos outros artistas consagrados em nível regional, nacional e internacional. 

Dalva de Barros é considerada presença relevante para o cenário da cultura do Estado e do país, Dalva de Barros, nascida em 27 de outubro de 1935, em Cuiabá, segue dando uma importante contribuição para a arte. Essa exposição é um reconhecimento à artista que se propôs a missão de ensinar arte à segunda geração de artistas plásticos mato-grossenses.

Com seu olhar simples e atento, Dalva produzia telas ricas em detalhes e grandiosas em suas composições pictóricas. Seus quadros evocam temas que nascem no próprio dia a dia da artista: meninos de rua, retratos de amigos, fatos jornalísticas, festas populares e paisagens do Centro-Oeste. 

“A ousadia aparece na forma curva das paredes expositivas autoportantes que se espelham na forma em arco e na forte presença das vigas metálicas vermelhas que dominam o ambiente. Além disso, a atenuação da entrada de luz natural com a aplicação de películas nas vidraças facilitará e uniformizará a concepção de iluminação, com proposta flexível para cada montagem que poderá ocupar o espaço desta nova galeria”, comentou o arquiteto paulistano Jeff Keese. 

 

EXPOSIÇÃO É FEITA PELO ARQUITETO JEFF KEESE 

Ele é responsável pela mostra Brasil 500 anos, em 2000, no Parque Ibirapuera (SP) e outros grandes trabalhos 

 

fuirjbvnjwl

 

 

A montagem da exposição será feita pelo experiente arquiteto paulistano Jeff Keese. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos por ele destaca-se a organização da mostra Brasil 500 anos, em 2000, no Parque Ibirapuera (SP). É dele também a montagem das quatro primeiras edições do Prêmio CNI Sesi Marcantônio Vilaça para as artes plásticas ao longo de nove anos. Foram 26 montagens em 19 capitais, nos mais importantes espaços culturais do país, incluindo a itinerância da exposição que aconteceu em Cuiabá, em 2012, no Palácio da Instrução, uma das primeiras exposições de arte contemporânea com abrangência nacional apresentada na capital mato-grossense.

“Espaços para artes visuais sempre merecem ser saudados, comemorados e incentivados. A abertura desta galeria, dentro do espaço institucional da cultura no estado, merece destaque e incentivo, de modo que possa apresentar uma referência a ser multiplicada e adaptada, focando no potencial dos diversos espaços disponíveis na Capital do estado e no interior”, ressalta Keese. “O intercâmbio e a troca com outros setores das artes visuais do país também têm capacidade de ampliar o desenvolvimento de um conteúdo próprio e local, em harmonia com as melhores produções da arte brasileira e de outros países”. 

Segundo Keese, o projeto expo gráfico desta mostra em homenagem à Dalva de Barros tem como objetivo apresentar as obras da artista, envolvendo o espaço ocupado pelos seus discípulos, como que “gestando” estes alunos que ainda recebem a inspiração para continuar a produzir. 

A artista Dalva de Barros se destacou na década de 70, quando as artes plásticas vivia as tecnologias e arte. Nesta época, novos sistemas e meios foram utilizados nas obras: a instalação (utilização de tecnologia para promover uma interação entre obra e espectador); o grafite (pinturas em spray em locais públicos); a arte postal ( uso dos meios postais para criação de obras de arte); e a performance (uso de teatro ou dança em conjunto com as obras).

Destacaram-se na época: Sirón Franco, Antonio Lizárraga, Luiz Paulo Baravelli, Cláudio Tozzi, Takashi Fukushima, Alex Vallauri, Regina Silveira, Evandro Jardim, Mira Schendel e José Roberto Aguilar. (Com informações de Secel-MT) 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]