26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 25 de Maio de 2016, 20:02 - A | A

Quarta-feira, 25 de Maio de 2016, 20h:02 - A | A

H1N1

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Primavera

Driely Pinotti

A campanha de vacinação contra gripe que terminaria no dia 20, foi prorrogada em Primavera do Leste. Conforme a Coordenação de Vigilância Epidemiológica existe estoque, além disso, apenas os grupos prioritários de idosos e profissionais de saúde foram atingidos as metas estipuladas para o município.  As imunizações estão sendo realizadas em todos os postos de saúde.

O grupo alvo são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas, além de idosos e profissionais de saúde, já imunizados em Primavera do Leste.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Desde o início da campanha, no dia 30 de abril, já foram vacinadas pouco mais de 9 mil pessoas. A campanha deverá seguir até o dia oito de junho ou até acabar as doses, segundo a Secretária de Saúde.

Com a antecipação do surgimento de casos de H1N1 no Brasil, o cuidado com a gripe precisa ser intensificado, ainda mais neste mês de junho que marca o início da temporada da doença, desta forma, segundo o Ministério de Saúde, a imunização tem sido uma alternativa segura. 

 

IMUNIZAÇÃO CONTRA A GRIPE É SEGURA 

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. São milhões de pessoas vacinadas, não só no Brasil, mas no mundo. Esta é uma vacina de vírus inativado, desta forma não tem capacidade de ocasionar um quadro gripal. 

O que pode ocorrer é que a pessoa, ao receber a vacina, coincidentemente, pode ter sido acometida por outros tipos de vírus em circulação e que não estão incluídos na vacina, inclusive aqueles que causam resfriados. Os casos de influenza H1N1, conhecida por provocar uma pandemia em 2009, começaram a ser notificados no Brasil em novembro de 2015. Até o dia 9 de maio deste ano, segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registrados 2,8 mil casos de gripe no país, dos quais 2,3 mil por H1N1. A doença já provocou mais de 500 mortes nesse mesmo período, sendo a maioria delas em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Goiás.

Conforme o Jornal Diário de Pernambuco, Os especialistas atribuem a antecipação às condições climáticas favoráveis no Sudeste, de chover muito e fazer muito calor, e ao intenso tráfego aéreo sentido Miami e Orlando, nos Estados Unidos - entre novembro e fevereiro, a média foi de 17 voos por dia saindo de São Paulo para esses destinos. 

O perfil do vírus da influenza H1N1 identificado na capital paulista é o mesmo que está circulando com intensidade nesses locais. 

 

CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DEVERÃO TOMAR A 2ª DOSE 

 

Crianças menores de cinco anos que receberam a imunização pela primeira vez deverão ser imunizadas novamente, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Monia Maia. O intervalo das duas aplicações deve ser de 30 dias.

Como a campanha teve início no dia 30 de abril, em Primavera do Leste, “a segunda dose estará disponível na próxima segunda-feira (30), em todos os postos de saúde. É importante levar às unidades de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação”, relatou.

A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. Em clínicas particulares a vacina está disponível.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

26/05/2016

Na verdade são casos em primavera do Leste!!!!!!!!!! Pena que a mídia não quer divulgar

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]