26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Segunda-feira, 29 de Agosto de 2016, 19:46 - A | A

Segunda-feira, 29 de Agosto de 2016, 19h:46 - A | A

ATENDIMENTO

Escola tem 1.387 alunos e apenas um agente de pátio para cuidar da área externa

Pérsio Souza

A equipe de O Diário recebeu a reclamação da mãe de um aluno da Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana, no Bairro São Cristovão, que no momento de saída há apenas um funcionário para cuidar de toda área externa da escola.

De acordo diretor da Escola Weverton Ficherman Santos o Estado classifica a unidade como grande porte quatro. “Nós temos atualmente 1.387 alunos matriculados, 612 no período matutino, 540 no período vespertino e o restante no noturno, que é apenas ensino médio acima de 16 anos”, explicou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Santos disse que uma medida logística foi feita para entrada e saída de crianças. “A entrada é feita das 7h às 7h15, tendo este período de tolerância, e saída da mesma forma. Entendemos que alguns pais saem mais cedo do trabalho ou podem vir buscar, então o portão é aberto 15 minutos antes do término da aula, tanto no período da manhã quanto da tarde, somente para crianças do 1º ao 5º ano, de 06 a 11 anos”, ressaltou.

A escola tem disponível um funcionário que foi conseguido nesta gestão, que faz a segurança da escola, na função de agente de pátio. “Ele faz o fluxo externo de toda a escola, e temos mais de 10 mil metros quadrados, então uma pessoa para cuidar de tudo isso, não tem como ser tudo de forma perfeita, mas dentro dos padrões faz isto muito bem”, pontuou o diretor.

Em Rondonópolis, o 4º Comando Regional da Polícia Militar reativou o projeto ‘Ronda Escolar’ com policiamento específico, palestras e interação dos policiais com alunos, professores e diretores de 55 escolas públicas estaduais e municipais. Das 14 motocicletas destinadas recentemente à segurança na região de Rondonópolis, agora duas servem exclusivamente ao policiamento preventivo e repressivo do entorno das escolas.

 

ESCOLA NECESSITA DO APOIO DAS AUTORIDADES PARA MELHORAR A SEGURANÇA    

 

Santos, ressaltou a necessidade do apoio das autoridades na área externa. “As pessoas não respeitam a faixa de pedestre, não dão a preferencial por ser um local escolar, e não temos o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) que está somente focada nas escolas centrais. Se tivéssemos este apoio, o nosso funcionário poderia direcionar mais o atendimento voltado à escola”, disse.

De acordo com o coordenador da CMTU, Wanderson Sato, são realizadas rondas nas escolas municipais, estaduais e particulares de Primavera do Leste. “Realizamos fiscalização em todas as escolas, mas nosso município tem muitas escolas e temos poucos funcionários, então temos que passar por todas as escolas, o que demanda um tempo maior até voltar a ela”, explicou.

O major da Polícia Militar Gabriel Coutinho ressaltou que para as rondas há uma demanda grande de escolas, mas que é um serviço que é realizado com frequência.

Nas cidades de Sinop e Sorriso, ambas na região Norte do estado, o comando regional da Polícia Militar criou o projeto ‘Ronda Escolar’, que leva segurança e ajuda a estabelecer uma relação mais amistosa entre os estudantes e dos estudantes com os professores.    

Em dois dos maiores municípios do Estado, o primeiro com população estimada em 130 mil e o segundo com 80 mil moradores, a presença constante dos policiais militares auxilia os diretores de escolas na gestão e manutenção da ordem e disciplina. A escola que Mariza Sauer dirige é um centro de ensino médio que funciona nos três turnos e tem 1.300 alunos. Organizar e manter a ordem e disciplina, reconhece ela, não é uma tarefa fácil.

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]