26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016, 18:06 - A | A

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016, 18h:06 - A | A

SAÚDE PÚBLICA

Cigarro mata cerca de 200 mil pessoas por ano

Pérsio Souza

No dia 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, e o objetivo desta data é conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado um problema de saúde pública. Estimasse que cerca de 200 mil pessoas morrem todo ano no Brasil em decorrência do fumo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com Edézia Deanny Pires Guirra, coordenadora de Atenção Básica, o tabagismo é considerado uma epidemia mundial, mas no Brasil tem diminuído o índice de prevalência devido às campanhas que vem sendo realizadas desde 1980. “A propaganda no maço, o aumento de impostos da comercialização e as ações de prevenção do combate ao fumo”, salientou.

Edézia explicou que o Ministério da Saúde junto ao Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), vêm promovendo tratamentos, no qual o estado fornece medicação para os municípios. “Nesse programa de tabagismo já existe o tratamento. No município temos um programa desde 2010 de controle ao tabagismo e em 2013 foi montado o primeiro grupo. Atualmente fizemos o 11º grupo e tivemos 219 participantes. Essas pessoas que participam são fumantes que tem o desejo de parar”, explicou.

Para participar do grupo a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da residência e há uma agenda. “O nosso grupo é centralizado que é conduzido pelo Núcleo de Apoio ao Centro da Família e temos uma equipe de profissionais com assistente social, educador físico, psicóloga e queremos ampliar isto por um processo de descentralização”, disse a coordenadora.

Dentro do programa existem as medicações que são disponibilizadas pelo Estado. “O trabalho é feito de forma individual e em grupo é analisado o comportamento para diminuir o uso do cigarro, porque é uma mudança de hábito de vida, que não é algo fácil, é um trabalho social para a abstinência do cigarro. Existe o antidepressivo que é avaliado pelo médico se o paciente realmente necessita ou não, há as gomas e adesivos que são para reposições da nicotina gradualmente”, contou.

Edézia ressaltou os malefícios que o tabaco traz que é o câncer no pulmão, na garganta, de boca, afeta a voz, os dentes, a pele, doenças respiratórias, circulatórias, asma, além de ser um fator de risco para os fumantes passivos.

As campanhas em combate ao fumo são realizadas em maio, pois é internacional e este ano foi realizado de forma diferente. “O objetivo foi capacitar as unidades para o profissional se sensibilizar e repassar isto ao usuário. Geralmente também fazemos caminhadas e panfletagens”,  finalizou.

 

CIGARRO ELETRÔNICO É UMA BOA OPÇÃO A PARAR DE FUMAR?

A principal diferença do cigarro eletrônico em relação aos outros, é a simulação do ato de fumar

 

O cigarro eletrônico chegou no mercado recentemente, mas já vem ganhando o espaço. Ele funciona da mesma forma que os adesivos e chicletes de nicotina, entregando aos poucos a substância ao fumante.

A principal diferença do cigarro eletrônico em relação aos outros, é a simulação do ato de fumar, desta forma, causa a mesma sensação e ajuda a pessoa acabar com o vício.

O dispositivo mantém o usuário livre das substâncias tóxicas e cancerígenas, como cádmio, arsênio e muitas outras.

O aparelho contém um líquido composto por nicotina pura, essa solução é aquecida por um circuito elétrico e se transforma em vapor, que é tragado pelo fumante. Esse vapor só contém água e nicotina, por isso o cigarro eletrônico reduz o risco de câncer. Teoricamente a nicotina não causa câncer, mas é a substância que faz com que o usuário se vicie, e neste novo cigarro ela é encontrada em proporções equivalentes a 20 cigarros tradicionais.

Acendimento: o usuário aperta o botão (liga-desliga) e a resistência elétrica é ativada para aquecer a câmara de vaporização.

Tragada: quando o fumante traga através da boquilha, o chip controlador dá ordem à resistência e essa aumenta a temperatura.

Fumaça: com o calor intenso a solução química passa para o estado de vapor, este é rico em nicotina que sai pela ponta do cigarro e é aspirado pelo fumante.

O nível de poluição inalado pelos paulistanos é o equivalente ao consumo de dois a quatro cigarros por dia. Grande responsável por esse nível é a emissão de fumaça preta dos veículos. Em São Paulo, a fiscalização já multou 700 veículos que soltam o poluente.   

 

LEI ANTIFUMO (LEI Nº 12.546/11)

 

Diante dos riscos do tabagismo para as pessoas que fazem uso desses produtos e para quem os rodeia, foi estabelecida a Lei Antifumo (lei nº 12.546/11), que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio. A determinação afeta até mesmo locais parcialmente fechados com divisória e extingue a existência dos fumódromos e propagandas de cigarro. Em caso de descumprimento dessa lei, os estabelecimentos são multados.

 

O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]