26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 08:10 - A | A

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017, 08h:10 - A | A

E AGORA?

Aproximadamente 8 mil hectares e 7 mil famílias a mais em PVA

Afinal, o que a cidade ganha com isso?

Jaqueline Hatamoto

“Vamos ter o aumento no Fundo de Participação dos Municípios de aproximadamente R$ 20 milhões por ano, e com a regularização vai existir o IPTU, além dessa arrecadação que vai acrescentar após o censo. Primavera vai ganhar em arrecadação e vai ficar com a mesma demanda, por que não está se criando uma situação nova para a cidade, por que essas pessoas já são atendidas aqui, já utilizam serviços de saúde, educação, obras. É um ônus que já existia” – a afirmação é da Vereadora Carmem Betti que acompanhada do ex-vereador Antônio Marcos – Peru, fizeram parte da Comissão Territorial, formada para discutir, debater e delimitar novas divisas territoriais em todo estado de Mato Grosso.

Na quarta-feira (18), o governador Pedro Taques, sancionou a Lei 10.500 que dispõe sobre a consolidação das divisas intermunicipais. Com isso aproximadamente 8 mil hectares de terras de Poxoréu e Santo Antônio do Leste, são agora pertencentes ao município de Primavera do Leste.  E assim passam a integrar Primavera as seguintes regiões:

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Vale Verde, Novo Poxoréo, Vale dos Buritis, Associação dos Jequitibás, Encosta da Tamil, Encosta das Furnas, Associação São Benedito, Bela Vista e Residencial Beth Matos.

 

7 MIL FAMÍLIAS NÃO “EXISTIAM”

“Antes da criação dessa lei, cerca de 7 mil famílias que moram na região que agora pertence a Primavera, antes não eram contabilizadas. Não apareciam no censo nem como moradores de Primavera nem de Poxoréu” – explicou a vereadora que ainda destacou outras vantagens que a cidade e a população terão após a criação da lei.

“Devido ao aumento na população, pode até ser que a gente consiga trazer o curso de medicina para a cidade. Esse aumento populacional pode ajudar a cidade a se tornar um polo regional em saúde.”

Mas para os representantes de Primavera, o principal objetivo do projeto foi cumprido, o de dar condições de vida dignas para os moradores que ali residem. “O objetivo era fazer o levantamento em áreas onde têm aglomeração de pessoas e essas pessoas ficam sem receber atendimentos básicos, e era o que estava acontecendo. Primavera podia dar assistência, mas não tinha a competência, e Poxoréu não tinha como dar assistência e assim a população ficava desassistida”, explica a vereadora.

 

E AGORA? O PRÓXIMO PASSO

A revisão territorial dos 141 municípios de Mato Grosso foi  realizada por uma comissão formada pela Assembleia Legislativa, Secretaria estadual de Planejamento, Instituto Brasileiro de Geografia e Estática – IBGE e representantes de municípios. Agora com a lei aprovada e sancionada, cabe ao gestor de cada município comunicar aos órgãos competentes e depois disso uma coordenadoria de regularização fundiária deve ser montada, para regularizar a situação da área.

“A Prefeitura precisa oficializar essa área a todos órgãos do estado, com a cópia da lei informando que aquela região pertence a Primavera. A lei já sancionada, já é válida, sabemos que não é chegar e fazer. Precisa regularizar, precisa de orçamento, e o que mais se precisa é a melhoria das estradas”, esclareceu Antônio Marcos

 

Pertencer a Primavera do Leste era algo que 98% dos moradores da região queriam. Caso a mudança não tivesse ocorrido, eles teriam que viajar 40 quilômetros para receber atendimento médico em Poxoréu. “Realizamos diversas reuniões para conseguir provar que a população precisava da regularização das terras. Colhemos assinaturas e foi feito um documento que formatou todo atendimento que Primavera já realizava àquela população.”

VÍDEO

Comente esta notícia

leitor 27/01/2017

o engraçado é que existe muita gente para criticar e pouca gente para elogiar, se os vereadores não fazem nada muitos criticam e se fazem alguma coisa, criticam do mesmo jeito... não entendo essas pessoas, o antigo prefeito deixou a nossa cidade atrasada em 4 anos por causa de seu péssimo mandato, e agora o novo prefeito acabou de entrar e a cidade já está de cara nova, vemos os servidores publicos nas ruas trabalhando... e agora a vereadora, junto com um ex vereador, faz um trabalho muito bem feito para se conseguir regularizar a situação daquela região e ainda tem uns sem noção que ainda criticam?... ENTÃO QUI VAI OS MEUS PARABÉNS PARA VOCES CARMEN BETH E ANTONIO MARCOS...

positivo
0
negativo
0

Osny Oliveira 25/01/2017

Comentário despropositado, Saude, Segurança e Educação já estava sendo utilizado de Primavera, com a seguinte variante, vamos receber de FPMunicipios 20 milhões a mais por ano.

positivo
0
negativo
1

anonimo 24/01/2017

Boa tarde. Tenho que discordar de seu comentário, não é porque esta área irá pertencer a Primavera que irá prejudicar ou aumentar os problemas. Os moradores da região na sua grande maioria estão ali há muitos anos, muito antes de parte da área ser invadida. Todos ali já eram de Primavera do Leste por isso não aumentou e nem diminui, a falta de repasse não tem haver com isso, pelo contrario com o aumento da população o repasse do governo tem que aumentar, e não diminuir. Temos que parar de generalizar nossos pensamentos porque nem tudo é culpa de todos, alguns pagam por outros.

positivo
0
negativo
0

Pereira 23/01/2017

Muito boa a matéria, explicativa tem vereadora e ex vereador fazendo politica com um fato que iria acontecer, e estas famílias já são de Primavera, nada acrescenta em valor, agora a politica continua vereador dizendo que o Getúlio vai asfaltar e transformar a região em tempo record, não existe milagre. Os agentes políticos deveriam agir com mais responsabilidade e não enganar o povo deste jeito.

positivo
1
negativo
0

anonimo 23/01/2017

Primavera vai precisar de caminhões e caminhões de dinheiro para regularizar estas áreas, dinheiro que não tem mais.. alem disso, a segurança publica com numero insuficiente de policiais para atender toda a demanda sozinha, vai aumentar a criminalidade por falta de estruturas... Saúde ja é um caos pois ja atende tantos de fora aqui, educação não está das melhores, os repasses cada vez menores por parte do Governo.. Problemão que vejo ai e faltou maiores estudos para quem empenhou nisso...

positivo
2
negativo
3

5 comentários

1 de 1

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]