SUSTENTABILIDADE /

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2012, 20h:29

A | A | A

Crianças aprendem conceitos de sustentabilidade em Primavera

Reportagem especial aborda como as crianças estão sendo preparadas em relação a sustentabilidade


Redação: Jaqueline Hatamoto
Garrafas pet foram transformadas em vasos de flores que embelezam o pátio da escola Pedacinho do Céu em Primavera do Leste

A reportagem especial de hoje irá abordar um tema que vem sendo muito discutido atualmente, a sustentabilidade. O foco da reportagem está em como as crianças estão sendo preparadas para o futuro.
O pátio da escola Pedacinho do Céu, está todo enfeitado com flores, o projeto que leva o nome da estação do ano que estamos, Primavera, consiste em espalhar pelo pátio da escola vários tipos de flores, os vasos são confeccionados com garrafas pet, e foram os próprios alunos que fizeram. “Toda escola está envolvida no projeto que busca despertar nas crianças o cuidado com o meio ambiente” - ressaltou a Professora da escola Francieli Costa.
Mas a principal atividade desenvolvida pela professora foi com os alunos do Maternal II, que teve como foco a coleta seletiva, “o tema foi proposto pela apostila que utilizamos na escola, então eu elaborei um projeto onde trabalhei com os alunos de forma lúdica os conceitos da reciclagem. Meu objetivo como citei no projeto era o de despertar em toda sociedade o interesse pela coleta seletiva” - disse Francieli.
O primeiro passo desenvolvido com os alunos foi ensinar a separar o lixo, “eu coloquei dentro da sala caixas de papelão com as cores que representam cada material reciclável e fui ensinando eles a separarem o lixo, quando dei por mim eles já estavam fazendo tudo sozinhos e o melhor de tudo aprenderam da melhor forma possível, brincando” - disse a professora.
Tudo que foi juntado pelos alunos foi destinado para alguma atividade, as garrafas pets viraram enfeites e vasos de plantas, o papelão foi doado para catadores e o lixo orgânico foi transformado em adubos e utilizado em uma horta e em um canteiro de flores que tem dentro da escola, “eles mesmos misturaram o lixo orgânico na terra e depois plantaram flores e também ajudaram a adubar a horta, agora nosso objetivo é distribuir as verduras produzidas com o adubos para os pais, para que as crianças se sintam mais motivadas ainda” -ressaltou Francieli.
Ela cita que se a criança for sempre motivada poderá se tornar um cidadão mais consciente, “os pais já vem me falar que eles mudaram, e eu vi isso e tenho certeza, que se estimulados irão crescer conscientes sobre  o meio ambiente” -finalizou a professora.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
Na sua opinião a Expoprima deve ou não voltar?
Sim
Não