25 de Abril de2024


Área Restrita

POLÍCIA Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018, 15:19 - A | A

Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018, 15h:19 - A | A

Polícia

Comando da 8° Companhia Independente fala sobre ano de conquistas e sobre dificuldades enfrentadas

Segundo o novo Subcomandante 2018 será um ano de treinamentos e qualificações para os policiais de Campo Verde.

Paulo Pietro
Campo Verde

A Polícia Militar de Campo Verde iniciou o ano com novidades, a chegada de um novo subcomandante, Major Mendes, que se apresentou no inicio do ano e espera realizar um grande trabalho também em Campo Verde, o Major fez parte do Bope – Batalhão de Operações Especiais, e com sua experiência no combate ao crime vai agregar muito ao policiamento local.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Quanto aos números de crimes, em 2017 houve redução em alguns quesitos que segundo apontou o Comandante da 8° Companhia Independente Tenente Coronel  Ademar Correa, são importantes. O número de ocorrências em geral diminuiu, de 933 em 2016 para 884 em 2017. O número de furtos também foi reduzido consideravelmente de 87 em 2016, para 54 em 2017, quase 40% a menos. 

 

Os outros números de crimes se mantiveram estáveis ou tiveram um pequeno aumento como nos casos de roubo, os crimes contra a vida, tentativas de homicídio e homicídios tiveram números parecidos com o do ano anterior, que são considerados baixos.

 

Durante 2017, o quartel da Polícia Militar de Campo Verde passou por grandes mudanças, uma delas em referencia a estrutura física, hoje o quartel é mais aberto ao atendimento a população, com trabalhos administrativos e maior acesso ao publico. Houveram mudanças também na comunicação com a imprensa, hoje  com a chegada de um policial com formação em comunicação social, o canal de informação é mais fluido e sem interferências, revelando também muita transparência da atuação policial.

 

As dificuldades enfrentadas

 

Por outro lado o ano de 2017 se iniciou com reforço de policiais para o município, porém muitos deles se transferiram , a maioria dos policiais não são moradores de origem do município e se adaptar aos custos de Campo Verde tem sido um entrave para permanência de muitos policiais. No inicio de 2017 eram 43 policiais a disposição, hoje contamos com 37, pode parecer pequeno o número de policiais que saíram, mas fazem muita falta no efetivo do trabalho, segundo as informações repassadas.

 

Os policiais reclamam do preço do aluguel, do mercado, da falta de lazer para família e de outros quesitos, por isso preferem ser transferidos para outros municípios, considerados com custo de vida menor.

 

Para lidar com esse problema foi acenado à possibilidade de uma parceria para construção de uma vila militar no município, mas o plano é para longo prazo.  A jornada voluntária segundo o que foi apontada pelos policiais seria uma maneira mais eficaz de atrair mais homens e reforçar a segurança publica de Campo Verde, com maior efetivo. O município criou essa possibilidade porém os valores ainda estão longe do que recebem por hora trabalhada os policiais. Essa situação ainda está sendo discutida e resolveria o problema imediato, porém esbarra nessa questão financeira.

 

Perspectivas para 2018  

 

O Major revelou que independente de qualquer programa, o comando vai buscar alguma forma para pelo menos repor os policiais que se transferiram em 2017, para isso já entraram em contato com seus superiores e contam com o apoio do Governo do Estado.

 

Outras atividades que estão sendo realizadas são de capacitação dos policiais locais, 2018 será um ano intenso de qualificação e nivelamento dos policiais através de cursos e treinamentos. Os policiais mais qualificados e especializados, podem fazer parte de uma força tática, ou mesmo uma nova equipe do CAR –Comando de Ação Rápida, para o combate do crime em motocicletas.    

 

    

 

 

 

         

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]