25 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 10:57 - A | A

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018, 10h:57 - A | A

Saúde

HMCJ realiza capacitações importantes quanto ao controle de infecções hospitalares

O curso ministrado pela enfermeira Bianca Deliberates abordou três importantes aspectos.

Paulo Pietro
Campo Verde

Foi realizado esta semana no Hospital Coração Jesus em Campo Verde, mais um treinamento para capacitação dos funcionários, o objetivo foi à higienização das mãos, uso de EPI’s (Equipamentos Individuais de Proteção) e limpeza de ambientes hospitalares.

 O curso foi ministrado pela enfermeira Bianca Delliberates, responsável atualmente pelo CCIH (Comissão de Controles de Infecção Hospitalar), os cursos visam o controle de infecções, bactérias, vírus e fungos, que podem acometer tanto os funcionários quanto os pacientes que estão na unidade hospitalar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 Bianca explicou que “esses cursos são muito importantes, pois reflete o dia a dia dos funcionários do hospital, a CCIH tem o objetivo de estar relembrando os funcionários e capacitando-os quanto a esses itens, a lavagem correta das mãos, o modo correto e a periodicidade da limpeza das áreas do hospital e o uso continuo dos EPI’s, para a proteção dos próprios funcionários e também evitando as infecções. O CCIH obtém os índices do hospital, vamos a fundo nas pesquisas, tanto no pós-cirúrgico quanto dos pacientes que estão internados por outros motivos, esses números mostram os principais tipos de infecção e como combater, uma das principais fontes para combater essas infecções é a higienização das mãos de maneira correta”.

Na realização da capacitação a enfermeira colocou uma espécie de gel nas mãos dos alunos, com o auxílio de uma luz especial, era possível observar a “sujeira”, o objetivo era que depois da higienização das mãos os alunos não apresentassem mais nenhum resíduo. Neste exemplo didático, foi possível observar que mesmo quando higienizada, alguns pequenos focos ainda podem ser observados, por isso a higienização de toda a superfície das mãos e braços que entram em contato com pacientes, secreções e fluídos corporais é extremamente necessário.

O Hospital Coração de Jesus, tem realizado continuamente a capacitação dos seus colaboradores, afim de prestar um serviço de qualidade e sem riscos tanto para os próprios funcionários quanto para os pacientes e as pessoas que frequentam o ambiente hospitalar.   

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]