26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018, 14:36 - A | A

Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018, 14h:36 - A | A

Cultura

Fotografo premiado realiza exposição em Campo Verde

O fotógrafo documentarista Mario Friedlander, vai expor seu trabalho a partir do dia 05 no município, exposição deve durar um mês no Mirante da Praça João Paulo II.

Paulo Pietro
Campo Verde

Será realizada uma mostra fotográfica, em Campo Verde, sobre as Festas de Santo tradicionais que representam a cultura e a religiosidade popular, ainda existentes na região do Pantanal de Mato Grosso, principalmente em Poconé e seus arredores.

A autoria da mostra é do fotógrafo documentarista Mario Friedlander, radicado há 37 anos em Mato Grosso e que dedicou muitos anos do trabalho a registrar e compreender o fabuloso acervo de cultura e das tradições populares, especialmente as com maior influência dos afrodescendentes, na região da planície pantaneira do rio Cuiabá.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Além de 100 fotografias expostas em dois tamanhos, será instalado um “Arco da Iluminação” da Festa de São João e São Gonçalo de Dona Appolônia de Poconé, esse ‘arco” é um suporte para celebrações e para a colocação de luminárias cerâmicas, que uma vez acesas, darão grande dramaticidade ao cenário da exposição.

Será instalado um altar nos moldes tradicionais, com enfeites, imagens e iluminação variada, sendo que todas as peças do altar e da exposição são autênticas, cedidas por diversos festeiros com os quais o autor se relaciona há muitos anos. Além disso, alguns ambientes da exposição serão ornamentados com bandeirolas tradicionais, com diversos desenhos e recortes feitos a mão, em mutirões devocionais.

A exposição conta com a preciosa curadoria do multi artista Bené Fonteles que residiu muitos anos em Mato Grosso e tem atuação destacada nas áreas de cultura popular e de patrimônio imaterial.

Essa mostra fotográfica foi viabilizada através do Edital Circula-MT da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, SEC-MT e conta com o apoio da EXPOIMAT-UFMT, da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Prefeitura Municipal de Campo Verde, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e com a parceria mais que perfeita dos Festeiros da grande Festa de São João e São Gonçalo de Dona Appolônia de Poconé, que tudo fizeram para colaborar com nossa exposição.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]