26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 13:48 - A | A

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 13h:48 - A | A

AGRONEGÓCIO

Colheita atrasada preocupa agricultores

Situação deve gerar desconforto na safrinha, mercado de algodão já reage a possíveis baixas na produção.

Paulo Pietro
Campo Verde

Devido ao atraso do plantio da safra de soja 2017/2018, os produtores do município, assim como a maioria do estado, estão colhendo com uma atraso de aproximadamente 30 dias.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Entramos em contado com pesquisadores, agricultores e comerciantes de grãos que  afirmaram o atraso, já que devido a falta de chuvas no plantio acabaram perdendo a janela ideal.

 

Segundo o que foi observado em Campo Verde, aproximadamente 4% da soja foi colhida, quando esses números deveriam ser bem maiores nesse período. “No ano passado, por exemplo, um grande grupo do município já havia colhido quase 10 mil hectares nesse período, esse ano não colheram praticamente nada até agora, para você ter uma ideia do atraso,” citou Célio Andrade, que é gestor da Bunge em Campo Verde.     

 

Mas no que isso implica ? para a produtividade de soja nada, pelo contrário, segundo o que apuramos o volume da produção deve ser muito bom na região, o problema é esse atraso vai causar um descompasso na safrinha de milho e algodão.

 

Segundo nossas fontes, apenas 17% dos agricultores que plantam algodão usam a safra verão para agricultura, a maioria cerca de 83% que correspondem a aproximadamente 100 mil hectares, plantam algodão na safrinha e podem ter percas consideráveis se não contarem com uma grande ajuda do clima.  Isso também ocorre para quem irá plantar milho, os riscos serão grandes, pois vão necessariamente plantar fora da janela ideal.

 

 

Esse fator já está gerando uma mudança no mercado, a arroba do algodão vem tendo constantes altas nas últimas semanas, já a soja permanece estagnada. 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]