26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018, 14:52 - A | A

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018, 14h:52 - A | A

Que Fiasco !

Cancelamento de viajem de atletas que participariam da etapa nacional dos jogos escolares gera revolta

Cerca de 150 atletas do estado, sendo 12 de Campo Verde, ficaram de fora da etapa nacional, segundo Seduc, a falta de verbas para a viajem causou o cancelamento em cima da hora.

Paulo Pietro
Campo Verde

Equipes de Handebol, Futsal e Basquete, tanto masculino quanto feminino, que iriam para o Campeonato Brasileiro Estudantil, em Manaus, não conseguiram embarcar por falta de verba do Estado. Alguns atletas de Campo Verde, Primavera do Leste e de outros municípios chegaram a dormir no aeroporto, pois não tinham local para ficar.

Como justificativa, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), disse que não conseguiu realizar a compra das passagens. No entanto, também não avisou com antecedência as delegações das equipes classificadas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os jogos estudantis foram realizados nas etapas regionais, onde era de responsabilidade dos municípios, de maneira tranquila, os problemas apareceram quando a responsabilidade passou a ser do estado.

As equipes que se classificaram nos regionais, nas modalidades citadas acima em Campo Verde, por três vezes tiveram adiamentos e mudanças de cidades para realização da etapa estadual, havia até mesmo a especulação de que os jogos não iriam acontecer, pois as cidades sedes não haviam recebido o repasse do governo do estado.

Por fim, em cima da hora, as etapas estaduais foram realizadas no início de setembro, a equipe de handebol masculino de Campo Verde foi vencedora da etapa estadual e participaria do campeonato nacional. Mas os atletas estavam de malas prontas para disputar o Campeonato Brasileiro Estudantil  em Manaus  que é de 19 à 23 de Setembro, mas foram surpreendidos a caminho do aeroporto.

O clima de revolta e decepção de atletas e coordenadores das equipes em Mato Grosso é grande, o secretário de esportes de Campo Verde, Marcelo Vieira falou com nossa reportagem, “para nós é uma decepção do mesmo tamanho dos atletas, professores e treinadores, é um trabalho jogado no lixo, nossa equipe que foi vencedora está trabalhando há dois anos para chegar nessa competição, eles não tem ideia do tamanho do estrago que causaram. É uma geração inteira de jovens atletas que foram impedidos de participar de uma competição que mereciam estar, muitas modalidades tinham perspectivas de levar o título nacional, agora foram prejudicadas,” disse em tom de revolta.

O pior é que devido a esta falta o estado será punido, segundo as regras vigentes, as equipes que não participaram recebem dois anos de punição devido à falta, por isso se trata realmente de uma geração prejudicada. 

O clima entre atletas, treinadores e pais é de muita decepção.  Nós entramos em contato com a assessoria de imprensa da Seduc, que respondeu em nota:

 

Sobre os Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que:

1 – Apesar dos esforços do Governo, não foi possível custear a viagem dos atletas do Estado que foram classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que será realizada em Manaus (AM). O valor extrapolou a capacidade financeira previsto para o evento, já o que o custo estimado foi de R$ 711.200,00 apenas em passagens aéreas;

2 – Diante de despesas essenciais na área da Educação, se tornou necessário priorizar outras demandas;

3 – A Seduc lamenta o ocorrido, tendo em vista que não mediu esforços para a realização das etapas municipais e estadual e que tem por objetivo fomentar a prática esportiva e incentivar a melhoria da qualidade de vida da população, além de valorizar o potencial dos estudantes e atletas do Estado;

4 – Ressalta ainda que o Estado investiu R$ 1, 1 milhão para a realização dos Jogos Escolares da Juventude 2018, nos meses de agosto e setembro, nas etapas estaduais, o que demonstra o compromisso da gestão com a prática do esporte entre as crianças e jovens mato-grossenses;

5 – Para a realização das etapas estaduais sete municípios sediaram as competições, que reuniu cerca de 3 mil atletas, entre 12 e 17 anos, disputando 14 modalidades, e um público estimado entre 30 mil espectadores;

6 – Por fim, destaca que o Governo continua empenhado e trabalhando para que nas próximas edições das etapas nacionais os atletas mato-grossenses possam participar.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]