26 de Abril de2024


Área Restrita

CAPA Sexta-feira, 29 de Abril de 2016, 12:34 - A | A

Sexta-feira, 29 de Abril de 2016, 12h:34 - A | A

AGRICULTURA

Campanha de vacinação contra febre aftosa

Em Campo Verde 53.624 animais devem ser vacinados em 510 propriedades rurais, Segundo a veterinária do INDEA Milena Vandoni de Moura

Paulo Pietro
Campo Verde
[email protected]

INDEA  (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) Lança primeira campanha de 2016 para vacinação contra febre aftosa no Estado de Mato Grosso. De 1º à 31 de maio, o produtor deve imunizar todos os bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses de idade. A venda de vacinas também será liberada a partir desta sexta-feira (29). O produtor pode se dirigir a uma loja licenciada pelo Indea para adquirir as doses da vacina.

Em Campo Verde 53.624 animais devem ser vacinados em 510 propriedades rurais, Segundo a veterinária do INDEA Milena Vandoni de Moura, “essa campanha é para vacinar animais de 0 a 24 meses. O produtor na hora de vir comunicar a vacina deve trazer a folha de classificação etária de vacinação preenchida. É bom também aproveitar essa folha de classificação para atualização de saldos de outras espécies, que são aves, suínos, equinos e até mesmo cães e gatos. Todos os animais presentes na propriedade nos precisamos estar cientes.” Ela explicou que apesar da campanha ser de febre aftosa e a doença afetar somente animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O cadastro dos demais animais serve para realizar uma atualização de todas as espécies. Por que assim como o INDEA tem o controle de doenças dos bovinos, também tem de suínos, aves e até mesmo cães e gatos. “Apesar destes animais domésticos não serem o foco do INDEA, no caso de alguma doença, como por exemplo, a raiva, cães e gatos também estão envolvidos.” Frisou a Veterinária.

A campanha contra a febre aftosa é de extrema importância para os criadores, pois, envolve uma série de fatores econômicos relacionado à comercialização do gado e até mesmo a mortalidade de animais.

A partir desta sexta (29) a vacina já pode ser comprada em estabelecimentos comerciais do município relacionados à agropecuária, “vale ressaltar que a vacinação só deve ocorrer a partir de domingo, apesar de já estar sendo comercializada a vacina.” Finalizou Milena.

Em Mato Grosso a doença está extinta há mais de 20 anos, graças ao trabalho realizado pelo INDEA e a conscientização dos pecuaristas do estado quanto à vacinação. Os estado e países que ainda possuem focos da febre aftosa não conseguem exportar sua carne para outros países nem mesmo para outros estados, para evitarem a contaminação de seus rebanhos.     

 

Os criadores de Campo Verde que tiverem alguma dúvida podem procurar o INDEA para se informar. Atualmente o órgão no município conta com três veterinários além de Milena, Leimar de Souza Leite e João Martins de Souza, atendem na instituição.     

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]