25 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 10:49 - A | A

Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 10h:49 - A | A

CIDADE

Atropelamento acende alerta para o trânsito de CV

Vítima deve escoriações, porém não corre risco de morte.

Paulo Pietro
Campo Verde

Um atropelamento foi registrado na última segunda-feira (02), no Centro de Campo Verde.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O acidente ocorreu por volta das 16h20, à vítima do acidente entrou na faixa acreditando que o veículo, um Renault Clio, com placas de Barra do Garças iria parar, porém não deu tempo e a vítima acabou sendo colhida pelo carro.

 

Segundo as informações, quando a PM chegou ao local a vítima já estava sendo socorrida pelo SAMU, ela apresentava várias escoriações pelo corpo, porém não corria riscos de algo mais grave. O motorista do carro prestou atendimento necessário à vítima.

 

Essa situação fez acender o alerta aos pedestres e motoristas de Campo Verde, a cidade tem uma cultura bem fixada de educação no trânsito, nas faixas de pedestres principalmente na Av. Brasil os veículos costumam dar preferencia aos pedestres, mas o excesso de confiança no outro pode gerar acidentes como este relatado acima.

 

Qual motorista de Campo Verde já se viu tendo que frear bruscamente em uma faixa, pois o pedestre não parou se quer para olhar a velocidade que o veículo estava passando ? Tenho certeza que a maioria. Segundo as autoridades do transito de Campo Verde nos relataram, o fato de existir uma faixa de pedestres não exime o pedestre de analisar a rua antes de atravessar, é para sua própria segurança. Já os motoristas sabendo que existe a faixa, tem que trafegar na velocidade adequada.

 

Mesmo assim, em circunstancias extremas, o acidente acontece, entre o momento em que o condutor vê um obstáculo e aquele em que começa a frear, há um intervalo denominado tempo de reação. Tempo de reação é a duração da transmissão do impulso nervoso entre o órgão receptor (o olho, que percebe o obstáculo) e o órgão de ação (o pé, que aciona o freio).

 

O tempo de reação varia de indivíduo para indivíduo, além de nele interferir o estado de fadiga ou uma eventual alcoolemia do indivíduo. A duração média do tempo de reação é de 1 a 2 segundos.

 

Andando a 40km/h, o veículo demora cerca de 35 metros para frear completamente em média, se o pedestre e o veículo estiverem muito próximos o tempo de reação do motorista não será suficiente para frear. Quando a velocidade é 50km/h a frenagem dura em média 45 metros, se estiver a 70 km/h vai demorar 70 metros para frear, quando estiver a 45 metros sua velocidade seria ainda de 63 km/h se atingisse um pedestre provavelmente seria um acidente fatal, segundo os dados do site www.vias-seguras.com.

 

Então a melhor dica para o pedestre é : mesmo com a faixa, olhar e se certificar que o motorista te viu.

 

Para o motorista: andar sempre na velocidade compatível com a via, possibilitando uma frenagem em caso de emergência.    

    

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]