25 de Abril de2024


Área Restrita

Educação Infantil Domingo, 02 de Agosto de 2015, 14:21 - A | A

Domingo, 02 de Agosto de 2015, 14h:21 - A | A

SEM MANHA

Unidos contra a birra

Janine de Oliveira

Quando as birras começam? Ao contrário do que muitos pensam, elas iniciam bem cedo, ainda quando as crianças são encantadores bebês, no choro sem motivo, nas manias que as mães acabam dando para o bebê na hora do soninho ou de outras atividades, ou simplesmente ao pegá-los no colo em um esboço de choramingo.

São os pais os primeiros a ceder as vontades das crianças, enquanto elas ainda são pequenas fazer seus caprichos é para eles demonstração de amor e atenção, mas essa mania de reizinho mandão tende a aumentar, desde uma exigência de mais colo até a escândalos em público, com direito a jogar-se no chão a vexames maiores.

O que os pais devem fazer nesses casos? A primeira ordem é não ceder nunca às vontades desnecessárias das crianças. Evite ao máximo garantir que ele tenha suas exigências satisfeitas a todo custo, e principalmente, análise se o seu filho realmente precisa daquilo que ele está exigindo. Confira algumas dicas para lidar com a birra e torná-la aprendizagem:

Você não quer comprar doce no supermercado? Seu filho abre o berreiro. O amigo não quer emprestar o brinquedo? Ele chora e tenta bater no colega. Já está na hora de parar de brincar? Ele se joga no chão e esperneia. A birra e as explosões de raiva como essas são comuns entre as crianças pequenas, especialmente entre 1 e 3 anos, podendo se estender até os 6 em alguns casos. As crianças dessa idade, quando se vêem diante de situações de frustração se expressam dessa forma porque ainda não sabem como controlar seus sentimentos e como expressar que não gostam de algo. Mas é papel dos pais ajudá-las a domar essas reações e ensiná-las a aceitar quando alguém lhe diz não. Nunca caia na tentação de delagar isso para a escola, procure agir corretamente.

As crianças costumam ter essa reação porque não são maduras ainda para lidar com a frustração. Isso significa que podemos considerar esperado que uma criança pequena reaja assim. E essa é uma ótima ocasião para os pais trabalharem a aceitação do filho à frustração, orientando. Infelizmente, reações como essas não são exclusividade das crianças. Vemos muitos adultos descontrolados no trânsito, nas relações pessoais, no trabalho. Adultos também têm seus ataques de birra.

E o mais importante: deixe-a fazer a birra, não fale muito (ela não vai ouvir mesmo), espere passar, proteja-a para que não se machuque e quando ela estiver mais calma, aí sim, converse. Como parte da birra envolve chamar atenção, quando a criança ficar birrenta evite que todo mundo fique dando atenção (lembre-se que atenção de pai e mãe vale ouro pra criança). Leve-a para um local reservado, monitorando-a.

Converse brevemente sobre o assunto, quando for possível, crianças menores de dois anos não é aconselhável ficar falando, demonstre isso, mas não caia na tentação de fazer sermão, não resultará em nada. Crianças pequenas não prestam atenção a conversas longas e cheias de argumentos. Algumas crianças vão querer colo depois da explosão, para se acalmar. Outras não vão querer ser tocadas. É preciso respeitar.

Crianças pequenas precisam de rotina e previsibilidade. Se forem ao shopping, por exemplo, estabeleça as regras do passeio, diga se irão ou não comprar algo para ela, quanto tempo ficarão por lá. Depois no retorno do passeio, é interessante dar um retorno para a criança de como foi seu comportamento.

Evite a crise, pois lidar com ela instalada é bem mais difícil. Evite atrasar os horários de soneca e alimentação, pois bebê cansado ou com fome é sinônimo de bebê birrento.

Quando eles são maiores, por volta dos 3 anos, uma atitude simples que pode ter um bom resultado é filmar a criança durante a crise (claro, que não irá expor a criança, mas mostrará a ela como esse comportamento é errado e feio), eles querem aprovação e agir corretamente. Costumamos gravar as gracinhas para que eles vejam como eram bonitos quando crianças, mas filmar esses momentos podem fazer com que eles reflitam sobre suas atitudes e aprendam mais cedo sobre o que é certo ou errado.

 

Enfim, enfrente as crises e seja firme, não ceda às vontades de seus filhos, pois quanto maiores eles se tornarem mais caras elas ficarão.

Veja o vídeo abaixo uma cena clássica de birra.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]